De olho nos desafios do setor, curso promove capacitação de profissionais em energia fotovoltaica

Com o projeto Campus Sustentável, a Unicamp já busca alternativas para gerar energia limpa

Texto e fotos: Carolina Octaviano

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil deverá dar um salto na produtividade de energia gerada a partir da luz do sol. A estimativa é um crescimento de 44%, ainda neste ano, para o setor, uma vez que o país encontra condições climáticas perfeitas para produção de energia limpa. Mas há um gargalo: é necessário investir em mão-de-obra qualificada capaz de atender as demandas do mercado interno. Atentos a essa questão, profissionais da Canadian Solar em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) promovem, ao longo desta semana, cursos gratuitos de 8 horas de duração voltados para capacitação de profissionais para atuarem com energia fotovoltaica, com foco na instalação de painéis.

A expectativa é que, ao final desse módulo na Unicamp, 100 novos profissionais em energia fotovoltaica estejam capacitados. “A Canadian Solar é líder no mercado de painéis fotovoltaicos e esse mercado, aqui no Brasil, tem crescido muito, ano a ano. Mas um dos entraves para crescer mais rápido está, justamente, na falta de pessoas capacitadas”, garante Luiz Carlos Pereira, professor da FEEC e um dos idealizadores da ação. Uma das maiores empresas globais na área de energias renováveis, a Canadian Solar investiu, recentemente, R$2,3 bilhões em projetos com foco na fabricação e geração de energia fotovoltaica no país.

Um ponto relevante do programa é que a capacitação não é voltada única e exclusivamente a alunos, ex-alunos ou profissionais da Universidade, sendo aberta a qualquer pessoa interessada que tenha concluído o nível médio. “O mercado de energia fotovoltaica está em expansão no país, mesmo diante da crise econômica. Percebemos que há uma demanda por profissionais qualificados”, comenta Toni Veladot, gerente de Produto e Suporte Técnico da Canadian Solar. Ele conta que, além da Unicamp, o Curso de Geração de Energia Solar deve rodar o Brasil.

Para o professor José Alexandre Diniz, diretor da FEEC, a motivação para o relacionamento entre Universidade-Empresa é a mesma: a geração de recursos humanos de qualidade. Para ele, essa troca de conhecimentos poderá possibilitar novas parcerias entre a Unicamp e a Canadian Solar, no futuro. “A Unicamp é referência quando o assunto é formação de recursos humanos de qualidade e, nós, queremos ser uma referência também na suficiência energética”, aponta Diniz.

O relacionamento entre a Universidade e a empresa não é de hoje. A Canadian Solar, por meio da CPFL Energia, já fornece boa parte dos painéis fotovoltaicos que são utilizados no programa de Eficiência Energética, desenvolvido no escopo do Campus Sustentável. Atual e inicialmente, o campus de Campinas conta com 534 quilowatts de painéis fotovoltaicos instalados. “Há potencial para gerarmos até 40% de toda energia consumida na Unicamp a partir dos painéis fotovoltaicos. Isso se utilizarmos apenas os telhados dos prédios da Universidade”, defende Pereira.

Além da Unicamp, os cursos serão oferecidos em outras localidades do país. Confira aqui!