Desafio Unicamp 2018 começa com engajamento de mais 300 participantes

Workshop de Lean Canvas reuniu mais de 50 equipes nas palestras e sessões de mentoria

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thomaz Marostegan

A largada para a principal competição de empreendedorismo da Unicamp, o Desafio Unicamp, aconteceu neste último dia 14 de abril, durante o Workshop de Lean Canvas. 300 participantes, entre as mais de 50 equipes inscritas e interessados, participaram de palestras e sessões de mentoria para montar seu primeiro modelo de negócios, pensado especialmente para uma patente ou programa de computador desenvolvido na Unicamp. Realizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o Desafio Unicamp chegou à oitava edição, com a marca de mais de 2 mil pessoas capacitadas em modelos de negócio.

“Fantástico. Para gente que vem da área técnica, esse contato com o empreendedorismo nos faz abrir a mente para pensar novos projetos. Por isso, participar de iniciativas como esta é vital e muito inspirador também nós pesquisadores”, avalia Priscila Efraim, pesquisadora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e participante do Desafio Unicamp 2018 com a equipe Confeitos. A pesquisadora é responsável pela tecnologia que está utilizando como base para o modelo de negócios e pretende aliar seu conhecimento técnico aos novos conceitos de empreendedorismo que adquiriu durante o Workshop.

Henrique Rodrigues e Frederico Rosa são membros da equipe Arguinaldinhos e estão desenvolvendo um modelo de negócios para a tecnologia que permite reduzir o consumo de energia elétrica pelo uso de ar-condicionado. Assim como Priscila, eles também tiveram o primeiro contato com o universo de empreendedorismo nesta edição do Desafio Unicamp. “Eu estou gostando muito. Achei muito interessante essa possibilidade de empreender, mas nunca tinha tido uma ideia para montar um negócio. E o mais legal de tudo é que, com o Desafio Unicamp, podemos utilizar uma tecnologia da Unicamp para empreender”, aponta Rodrigues.

Já Rosa ressalta que as palestras somadas às sessões de mentorias rápidas (chamadas de Speed Mentoring), com a participação de mentores do ecossistema empreendedor, dão um gás a mais para quem quer ter seu próprio negócio. “As palestras foram super inspiradoras e essa parte mais mão na massa nos motivou muito”, completa. Além da Arguinaldinhos e Confeitos, participam da competição outras 53 equipes.

 

De dicas de como montar um modelo de negócios robustos a exemplo de empreendedor: palestras foram base para capacitação dos novos empreendedores

Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo e inovação do Insper e colunista da Pequenas Empresas e Grandes Negócios e do Estadão, foi o responsável por apresentar a metodologia Lean Canvas aos presentes. Dentre os pontos altos de sua palestra, Nakagawa explicou a necessidade de validar o modelo de negócios com os potenciais clientes. Em outras palavras, é preciso que o modelo de negócios seja validado in loco. Só assim o empreendedor saberá se sua solução é viável ou não para o mercado. “O empreendedor enxerga o seu negócio como uma mãe vê seu filho. Toda mãe acha que seu filho é bonito, mas é necessário que o mercado mostre se o negócio é ou não relevante”, revela.

Como exemplo disso, Nakagawa trouxe o case da Cacau Show, que se posiciona não como uma empresa de produção e venda de chocolates, mas como uma empresa do segmento de presentes, com preços convidativos. E foi essa visão que impulsionou o sucesso da marca. “Com quem ela está concorrendo? Não é com lojas de chocolate, mas com franquias como o Boticário. Na verdade, o trabalho deles está mais alinhado com a venda de lembrancinhas do que com a de chocolates”, aponta.

Já Virgílio Marques do Santos, CEO da empresa FM2S, abordou sua trajetória como empreendedor e deu dicas aos novos empreendedores. Ele conta que, desde pequeno, sempre teve muita vontade de aprender. “Eu só queria colocar o conhecimento em prática”, ressaltou Santos. E foi a partir disso que ele criou seus negócios. Não à toa, a FM2S é justamente uma empresa que atua na capacitação e formação profissional, prestando também consultoria para grandes empresas. Marques diz ter muito orgulho ao ver a proporção adquirida pelo Desafio Unicamp, já que participou da criação do programa junto da Agência de Inovação Inova Unicamp enquanto aluno do doutorado da Unicamp. “O Desafio surgiu com o propósito de mostrar que o empreendedorismo é uma opção de carreira. Num sábado de manhã, ver a sala lotada me deixa muito feliz”, comenta.

Ainda no período da manhã, o público do Workshop foi recebido pelo Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. Além de dar as boas-vindas aos presentes, Frateschi explicou que o Desafio Unicamp pode ser visto como uma ponte para levar as tecnologias da Unicamp ao mercado. “Selecionamos 40 patentes da Unicamp, do nosso portfólio que contempla mais de mil patentes, para participarem do Desafio.” Ele ressaltou ainda o papel do Desafio no ecossistema empreendedor. “É um sistema de capacitação que se autoalimenta. Hoje, os novos empreendedores estão passando por esta capacitação, mas, nas edições futuras, poderão estar aqui como mentores”, defende.

A gerente de Comunicação da Inova Unicamp, Vanessa Sensato Russano, apresentou as regras do jogo e explicou as próximas etapas da competição. Ela destacou que a entrega da primeira versão do Canvas está agendada para o dia 6 de maio. Depois da avaliação, os 30 melhores trabalhos continuam apoiados por mentores de mercado, selecionados entre a rede de networking da Inova Unicamp. Vanessa avalia que vale a pena para as equipes colocarem bastante energia desde o início do projeto. “Os 10 trabalhos melhor avaliados terão a oportunidade de passar por coaching com nosso convidado internacional, Domenico Greco, italiano entusiasta do movimento de startups e especialista em aceleração lean e open innovation”.

Confira a palestra do Professor Nakagawa disponível em: Palestra Marcelo Nakagawa – Desafio Unicamp

Para ver mais fotos do evento, acesse aqui.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo baseada em tecnologias da Unicamp. São patrocinadores desta edição a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria, a Baita Aceleradora e a Cervejaria Ambev. A iniciativa conta com o apoio da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da Venture HUB, do Founder Institute, da Incamp e da Liga Empreendedora, da Anjos do Brasil, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, da Associação Campinas Startups e do CIESP Campinas.

Para saber mais sobre o Desafio Unicamp, acesse: www.inova.unicamp.br/desafio