Diretor-executivo da Inova apresenta ecossistema de empreendedorismo e inovação da Unicamp no Vale do Silício

Por Juliana Ewers

CLEO 2016 Laser Science to Photonic Application

O diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, participa na próxima quinta-feira, dia 17 de maio, às 10h45 (horário local), da CLEO Conference 2018 – evento que é referência mundial, acadêmica e tecnológica, na área de lasers, aplicações, óptica e fotônica, a ser realizado no Vale do Silício.

Previsto para integrar o painel voltado para transferência de tecnologia, Frateschi vai abordar em sua fala como a Unicamp, eleita pelo THE Ranking como a melhor da América Latina (2017), interage com o setor empresarial. Serão apresentados os indicadores de desempenho dos últimos anos e os cases de sucesso – como: spin-offs, pesquisa em colaboração e licenciamento de tecnologias – que surgiram a partir de parcerias e outras estratégias para promover e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo ao redor da universidade.

“Trata-se de um ambiente perfeito para apresentar nossa experiência em transferência de tecnologia nesta área, na qual temos grandes exemplos. Isto nos permite divulgar e internacionalizar nossa experiência, potencializando parcerias e ficando em contato direto com as lideranças mundiais. Com isso, vamos demonstrar a estruturação de nosso ecossistema, em particular, com as empresas-filhas”, revela.

A CLEO Conferece oferece durante toda a semana sessões técnicas, simpósios, tutoriais, oportunidades de negócios, exposições e outras atividades. Na mesa que o professor Newton Frateschi participará, farão parte também: Giacomo Vacca, da Kinetic River (USA), como moderador; e Hossin Abdeldayem, gerente sênior de tecnologia da NASA Goddard Space Flight Center (USA).

Para o diretor-executivo da Inova Unicamp, nesse contexto, o evento é uma oportunidade de compartilhar vivências e criar novos elos. “Vejo com muito otimismo o ecossistema de Campinas, vejo amadurecimento. Passamos de um estágio de prospecção e análise, para a avalancagem; tornando-se um atrator de interação, com amplitude mundial, e se estabelecendo cada vez mais de forma indutora de mais crescimento”, avalia Frateschi.

“Nessa ocasião, ao compartilhar experiências, podemos, de fato, ver que há mais semelhanças do que diferenças entre nosso ecossistema e o de lá. Claro, podemos também adaptar as trilhas por lá já seguidas para o nosso contexto. Mas, mais do que isto, permite nos abrirmos àquele ecossistema e assim ter uma conexão que, de certa forma, já coloca uma semente de que algo similar existe aqui. Ao sermos mais conhecidos, abrimos as portas para a conexão entre os dois ecossistemas”, finaliza.

Mais informações sobre a CLEO Conference 2018 estão disponíveis no site: www.cleoconference.org