Diretora de Relações Institucionais da Inova traz dicas de como fazer um pitch de sucesso

Confira os passos para uma apresentação impactante

Texto e fotos: Carolina Octaviano

A diretora de Relações Institucionais da Agência de Inovação Inova Unicamp, Vanessa Sensato, expôs uma série de dicas para uma apresentação de modelos de negócios impactante. A palestra, realizada, hoje, na Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (Semalim), teve o intuito de capacitar os participantes no Desafio Inova Semalim, competição de modelos de negócio a partir do desafio do ciclo de vida dos produtos.

Com foco na importância cada vez mais crescente das startups no cenário da inovação tecnológica em todo mundo, Vanessa contou que o surgimento do pitch se deu por meio da ideia de que é preciso encantar possíveis investidores em poucos minutos, num encontro casual no elevador. “Pense que você tem uma chance de convencer um investidor e tem pouco tempo para isso”, frisou, lembrando que, na verdade, o objetivo é que, com esta apresentação, o empreendedor consiga conquistar a atenção do cliente ou investidor e agendar uma segunda conversa para falar mais sobre o negócio.

Vanessa comentou que há diversos modelos de pitch, de acordo com o tempo e com a audiência. Ela sugeriu um roteiro de 12 passos para fazer uma apresentação de sucesso. Logo de cara, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento e domínio sobre o assunto e, neste sentido, o canvas é uma boa base para organização das ideias. Uma dica é escolher uma mensagem principal: “busquem o que traz valor ao negócio”, contou.

Confira, abaixo, o passo-a-passo para um pitch robusto:

• Comece se identificando, com nome da empresa ou da equipe;
  • Descreva o problema ou oportunidade que sua empresa atinge;
  • Mostre o tamanho do problema (aqui, vale incluir dados que embasem a situação);
  • Delimite seus concorrentes e lembre-se que por mais inovador que seu negócio seja, ele sempre terá alguma concorrência;
  • Conte sobre sua solução, destacando os pontos inovadores. Se tiver alguma demonstração, inclua nesta etapa.
  • Fale sobre seus diferenciais, ressaltando vantagens competitivas diante da solução dominante no mercado, que podem ser um know-how, uma patente ou um dream team;
  • Identifique em que fase está o projeto, falando brevemente sobre as metas já atingidas;
  • Aborde o modelo de negócios, dizendo como a startup pretende ganhar dinheiro. Nesta etapa, lembre-se de cases de empreendedorismo que não envolvem um retorno financeiro tão óbvio, como a Nespresso, que ganha dinheiro vendendo cápsulas e não máquinas de café, e o McDonald´s, que tem retorno financeiro com os imóveis das franquias;
  • Fale sobre o que você precisa, que pode ser dinheiro, mentoria, consultoria, etc.
  • Conte mais sobre a equipe que compõe a startup, com nomes, fotos e uma breve descrição de experiências;
  • Finalize com uma frase curta e de impacto;
  • Deixe seus dados para contato

Além disso, Vanessa elencou outras dicas extras:

– Esteja com o pitch preparado para quando a oportunidade surgir;

– Treine muito sua apresentação;

– Selecione a melhor pessoa da equipe para cativar o público;

– Passe uma mensagem que chame a atenção das pessoas que estão assistindo;

– Cuide do visual da sua apresentação de slides;

– Esteja alinhado com o ambiente;

– Lembre-se que o investidor costuma focar mais no empreendedor do que na tecnologia ou negócio.

Os modelos de negócios desenvolvidos nesta competição serão avaliados por Humberto Salvador, da empresa-filha da Unicamp Alibra; Renan Menezes Queiroz, coordenador da área técnica e de P&D da Agropalma; e Paulo Silveira, diretor da Green Assets. A equipe vencedora do Desafio Semalim será conhecida no próximo sábado, 27 de julho, e ganhará a quantia de mil reais.