Empresa-filha da Unicamp focada em aluguel estudantil recebe investimento

Fundada e composta por ex-alunos da Unicamp, LiveHere recebe fundo de investimento da Maya Capital

Por Thais Oliveira

A LiveHere, empresa-filha da Unicamp do ramo de locações de imóveis voltadas ao público estudantil, recebeu recentemente um investimento de 2 milhões de reais da MAYA Capital, fundo de investimento que aposta em startups no estágio inicial. Com atuação de dois anos no mercado, a startup está em constante crescimento, possui um time de 33 colaboradores e pretende até o fim do ano estar presente em mais de cinco cidades do estado de São Paulo.

O CEO Vinícius Freitas aponta o investimento como uma motivação para continuar crescendo: “É muito legal ter essa confiança e reconhecimento ao receber um investimento da Maya Capital. Ao mesmo tempo, é muito importante ter a consciência de que não estamos garantidos, devemos continuar buscando outros investimentos. ” Além de Campinas, a startup também está presente nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto e Sorocaba.

De acordo com o CEO, Vinícius, a motivação para abrir o negócio nasceu após a dificuldade que teve no momento de alugar um apartamento enquanto estudante. A LiveHere surgiu para sanar diversos problemas e burocracias: imóveis com poucas informações, dificuldade para agendar visitas, complicações na hora de encontrar um fiador e as filas do cartório para reconhecer firma para assinatura do longo contrato de locação.

Com um time composto por 16 profissionais graduandos ou graduados pela Unicamp, a empresa visa facilitar a locação de imóveis para estudantes.  O processo inteiro (desde a escolha do imóvel até a locação) pode ser realizado no site da empresa. Lá, o estudante tem a possibilidade de conferir um portfólio audiovisual e selecionar suas preferências através de filtros, como proximidade da universidade onde estuda e estrutura do imóvel. Também pode fazer o agendamento de visitas e propostas de forma online.

Se o proprietário aceitar a proposta, o contrato é assinado digitalmente sem necessidade de enfrentar longas filas nos cartórios, além de não haver necessidade de fiador ou cheque-caução. Atualmente a taxa de ocupação dos imóveis exclusivos da LiveHere é de cerca de 98%, o que pode trazer mais segurança de rentabilidade para o locatário. Ambas partes possuem o suporte da empresa durante todo o processo de locação.