Empresas-filhas da Unicamp são destaque na THE World Academic Summit

CEO da Elsevier, Kumsal Bayazit dando palestra

O ecossistema da Unicamp foi citado como exemplo para o desenvolvimento econômico durante evento mundial de educação da Times Higher Education (THE), reconhecido ranking universitário

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Alison Bert

O ecossistema da Unicamp foi destaque no evento de abertura da Cúpula Acadêmica Mundial para a Times Higher Education (THE), realizado na Universidade de Toronto, no Canadá.  Durante a palestra de abertura, a CEO da Elsevier, Kumsal Bayazit, comparou os resultados das empresas-filhas da Unicamp com dados do Russell Group, no Reino Unido, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

As mais de mil empresas-filhas criadas por ex-alunos da Unicamp foram citadas como exemplo do impacto positivo que as universidades podem gerar como motores do desenvolvimento econômico. Os exemplos de empresas-filhas unicórnios como o grupo Movile, que controla o iFood, e o QuintoAndar foram lembrados entre os indicadores. O Russell Group, que representa 24 das principais instituições de educação superior do Reino Unido, se destacou pela geração de 87 bilhões de libras em valor econômico no Reino Unido, em 2017. Enquanto a UC contribuiu com cerca de 82 bilhões de dólares para a produção econômica da Califórnia.

O vice-presidente sênior de redes de pesquisa na Elsevier – uma das principais editoras científicas do mundo -, Carlos Henrique de Brito Cruz, diz que esse resultado reflete as oportunidades que a Unicamp oferece para uma boa formação universitária. Para o professor emérito do Instituto de Física e ex-reitor da Unicamp, a maior contribuição que uma universidade pode dar à sociedade é a educação de seus estudantes.

“O caso das empresas-filhas da Unicamp é reconhecido mundialmente devido à dimensão das realizações das empresas e ao reconhecimento acadêmico que tem a Unicamp. Não há muitas universidades no mundo que podem mostrar uma relação de mais de mil empresas criadas por seus alunos, professores e funcionários e que mantêm algum vínculo com a universidade. O fato de a Unicamp acompanhar as empresas-filhas também é singular”, pontua o professor.

Critérios para a excelência

Para a diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, o reconhecimento mostra o compromisso da Agência de Inovação da Universidade em fortalecer o desenvolvimento social e econômico pela aproximação constante com os alunos, ex-alunos, professores e toda a comunidade, que são convidados a participarem de diversos eventos de capacitação, aprimoramento e troca de experiências, como o Encontro Anual Unicamp Ventures que acontecerá na segunda quinzena de outubro neste ano.

“Alunos e ex-alunos encontram em nosso ecossistema um ambiente propício à continuidade da formação, com cursos de empreendedorismo, estímulo à geração da inovação pela ciência e tecnologia e ao desenvolvimento de novos empreendimentos e projetos de cooperação. Damos apoio à transferência de tecnologias com a Inova Unicamp e à formação e manutenção de empresas inovadoras, por meio da Incubadora e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp”, diz Frattini.

Os números comprovam o fortalecimento cada vez maior dessa ponte entre pesquisa, parceria, empreendedorismo e inovação para a sociedade. O Relatório das Empresas-filhas da Unicamp, de 2020, mostrou um faturamento de 8 bilhões de reais dessas empresas com a manutenção de mais de 33 mil empregos no país. A prévia do levantamento do novo relatório das empresas-filhas de 2021 indica um avanço positivo nesses números, mesmo no período mais crítico da pandemia. Os dados serão lançados no próximo dia 21 de outubro durante o Encontro Anual Unicamp Ventures.

“O caso das empresas-filhas, que é uma das realizações da Unicamp, mas não a única, ajuda a mostrar que a dimensão do benefício não é pequena: mais de 30 mil empregos criados, e receita anual das empresas que é crescente e já supera em muito o custo anual da universidade”, conclui Brito Cruz.

Saiba mais sobre THE World Academic Summit

O World Academic Summit é um evento anual que reúne líderes de pensamento globais do ensino superior, pesquisa, indústria e governo para compartilhar as melhores práticas e inovação no desenvolvimento e liderança de universidades e pesquisas de classe mundial.

O primeiro evento aconteceu em 2013 em Cingapura com o tema inovação global. Nos últimos anos, a cúpula tem sido realizada em diferentes locais, com foco em tópicos específicos e a divulgação do Times Higher Education (THE), um ranking universitário britânico considerado um dos mais relevantes do mundo.

Saiba mais sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é o principal evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A 16ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontecerá no próximo dia  21 de outubro.

No evento, serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação da Unicamp, assim como casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A  participação no encontro virtual é aberta e gratuita a todos os interessados.

Mais informações e inscrições aqui!

ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova, Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Agência Sabiá, Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, Matera, Movile, Neger Telecom e Via Consulting

APOIO: Anjos do Brasil, Campinas Tech, Castelo Creative Space, FEA Angels, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, UniAngels e Venture Hub