Empresas-filhas: Unicamp abre chamada de cases que premiará empreendedor do ano

Por Juliana Ewers

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre nesta segunda-feira a chamada de cases que escolherá o empreendedor do ano entre as empresas-filhas da universidade. As inscrições seguem até o dia 24 de setembro. O resultado será divulgado no dia 9 de outubro e os pitches serão apresentados no Encontro Unicamp Ventures, que ocorre durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro.

Os interessados em participar podem submeter seus cases em três diferentes categorias: Case de InovaçãoCase de Impacto Social Case de Maior Crescimento (Scale-up). Todas as empresas que se inscreverem nas categorias anteriores irão concorrer automaticamente na categoria Empreendedor do Ano. Nesse critério, será avaliado o papel do empreendedor na resolução de problemas da empresa, com agilidade e criatividade, em uma das categorias anteriores.

“Abrir espaço para os novos empreendedores apresentarem suas ideias e soluções na chamada de cases é uma ação que promove a expansão do ecossistema, enquanto indicar o empreendedor do ano entre os vários exemplos e casos de sucesso existentes, mostrando aos novos empreendedores caminhos que podem ser trilhados, ajuda em sua consolidação e fortalecimento”, destaca o presidente do grupo Unicamp Ventures, Fábio Pagani.

Os cases serão avaliados pelo Comitê de Organização do Encontro Unicamp Ventures, que é formado por conselheiros do Unicamp Ventures e membros da Agência de Inovação Inova Unicamp. O regulamento está disponível no site do Unicamp Ventures.

Além da apresentação do prêmio, durante o Encontro Unicamp Ventures, será divulgada a atualização da pesquisa de empresas-filhas, realizada anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que mapeia novas empresas-filhas no mercado e a evolução dos indicadores relacionados a elas.

“As empresas-filhas são parte importante da estruturação do ecossistema de inovação e empreendedorismo ao redor da Unicamp. Ao passo que a universidade é reconhecida, além da formação de recursos humanos qualificados, pela prática de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com a indústria, percebemos o quanto o empreendedorismo de base tecnológica é um caminho promissor para alavancar a transferência de conhecimento e promover inovações no mercado, potencializando ainda mais a comunicação e as interações entre os diversos atores desse universo”, avalia o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, professor Newton Frateschi.

“É importante para nós reconhecer esses talentos. O movimento empreendedor ao redor da Unicamp é muito forte e os números das empresas-filhas demonstram o quanto a colaboração da universidade extrapola o ensino e a pesquisa de qualidade, mas também é vista na forma de riqueza, geração de emprego e renda para a população. É mais uma forma da Unicamp agregar valor ao que faz e proporcionar mais benefícios à sociedade, seja direta ou indiretamente”, completa o professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp.

Empresas-filhas da Unicamp

De acordo com dados do último levantamento da Agência de Inovação Inova Unicamp, existem 514 empresas-filhas cadastradas. Dessas, 434 estão ativas no mercado. Elas são responsáveis por empregar 21.995 funcionários. E, juntas, faturam mais de R$ 3 bilhões ao ano. A maior parte das empresas-filhas da Unicamp – 91% –tem suas sedes no Estado de São Paulo, onde Campinas concentra 57% delas, seguida por: São Paulo (17%) e  demais cidades da Região Metropolitana de Campinas (7%).