Encontro com Investidores promove pitches de 14 startups

O Encontro com Investidores 2017, iniciativa da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) em parceria com o Sebrae, levou ao palco pitches de 14 startups, que se apresentaram para os 30 investidores e 20 mentores empresariais, presentes no evento realizado ontem no Ciesp Campinas.

Participaram do encontro as seguintes empresas: Asas e Cores, SOS Fashion, Bioxthica, CognetiTec, PortalPed, Tauflow, S Cosméticos do Bem, Rubian, Pangeia, Holi, Hoobox e Diletta, que possuem vínculo com a Incamp, e também Estoque Parado e Blueper, ambas apoiadas pelo Sebrae.

“Para as nossas incubadas, esse é o momento de se mostrarem ao mercado, apresentarem suas soluções e encontrarem potenciais interessados em seus projetos, seja para investimento ou mesmo estreitar relacionamento. Deste modo, vejo com muito bons olhos essa iniciativa da Incamp e do Sebrae, para fazer a ponte entre eles”, avalia o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Professor Newton Frateschi.

“Promover esse encontro dentro do Ciesp é de extrema importância para viabilizar novos negócios e também fomentar ainda mais o nosso ecossistema”, completa o Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia do Ciesp Campinas e também Diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.

Para os investidores, o evento se destaca pela possibilidade de verem em um mesmo encontro empresas dos mais diversos segmentos, com variados modelos de negócio, mas que têm em comum a interação com a universidade como um diferencial. Segundo Ullysses Parisi, da Atray, seu interesse está em conhecer produtos e serviços com potencial de crescimento para impactar o mercado. “As áreas de nosso interesse são: alimentos, agronegócio, saúde, robótica e IoT e blockchain”, revela.

O Encontro com Investidores 2017 coroou a parceria da Incamp com o Sebrae dentro do projeto Incubadora SP – um programa de desenvolvimento de negócios que ofereceu acompanhamento, consultorias e mentorias, e que teve início em fevereiro desse ano. As agentes Maria Paula Castro e Carla Cozer, ao lado da equipe da Incamp, participaram de reuniões e mentorias coletivas com oito incubadas.

“Essa foi uma importante parceria firmada entre Incamp e Sebrae, que demonstrou bons resultados e que temos a expectativa de dar continuidade no próximo ano”, salientou Nilcio Cairbar de Souza Freitas, Gerente Regional de Campinas do Sebrae.

Dentre as atividades realizadas ao longo do ano, a última delas foi a mentoria internacional com membros do projeto SOLA (Spin-off Lean Acceleration), idealizado pela Redemprendia e cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. Representantes de oito universidades europeias e latino-americanas estiveram no Brasil há duas semanas e puderam conhecer os modelos de negócio das incubadas da Incamp. O SOLA é um projeto de cooperação internacional que visa fortalecer a atuação das instituições de ensino na aceleração de spin-offs e startups de base tecnológica.

Após o Encontro com Investidores, a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu o coquetel com mentores, no qual certificou em forma de agradecimento a colaboração de empreendedores, empresários, consultores e investidores nas mentorias que realiza ao longo do ano.