Equipes Esma e BioCtrl são as vencedoras do Desafio Unicamp 2019

Equipe Esma com troféus e cheque no valor de 15 mil reais junto com o Prof. Newton Frateschi da Inova Unicamp e Adriana Petrella da Novartis
Nesta edição, a competição de empreendedorismo premiou na categoria de avaliação da banca e voto popular

Texto de Kátia Kishi | Foto de Gabriela Neves

A final do Desafio Unicamp 2019 aconteceu hoje no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM Unicamp) com a abertura do Prof. Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, que comemorou a realização da final e dos negócios apresentados:

“Este é um momento especial para a banca, formada por especialistas, conhecerem a diversidade das patentes da Unicamp e do CPqD (nosso parceiro na edição) que podem se transformar em inovação para solucionar problemas, além do trabalho da Inova que promove a educação empreendedora na Universidade e região, alavancando a criação de novas empresas spin-off baseadas em nossas tecnologias”, afirmou Frateschi.

Entre os especialistas e empreendedores de diferentes seguimentos que compuseram a banca, estiveram: Luiz Boechat, gerente médico da Novartis, Rafael Catoto, diretor de produto da LuizaLabs Magalu, Paula Louzada, consultora de projetos da FM2S, Rosana Jamal, sócia-fundadora da aceleradora Baita, e José Augusto Moura, presidente do grupo Unicamp Ventures.

 

Esma foi a vencedora pela avaliação da banca

Nesta edição, o Desafio premiou duas equipes em categorias diferentes, avaliação da banca e voto popular, sendo que um dos times que se sagrou foi a Esma, com a melhor avaliação pela banca. O nome da equipe vem da missão de tornar empresas mais sustentáveis para com o meio ambiente (Empresa, Sustentabilidade, Meio Ambiente), oferecendo uma solução para embalagens de leite e suco, sendo estimado pela equipe como uma oportunidade de mercado, já que 71% (178,73 mil toneladas) das embalagens não são recicladas.

“O nosso modelo de negócio é separar o plástico, papel e alumínio em uma produção química patenteada pela Unicamp. O serviço que vamos oferecer tornará as empresas mais responsáveis ecologicamente, pois  os produtor reciclados poderão ser comercializados como matéria-prima”, explicou Agatha dos Santos, mestranda em Engenharia Agrícola na Unicamp e quem realizou o pitch pela equipe.

Entre os prêmios da categoria, cada integrante da Esma levou um troféu, certificado, formação Green Belt sem custos adicionais oferecido pela FM2S e R$ 3 mil reais, totalizando R$ 15 mil reais em valor bruto para o time.

A Esma também é composta por Haroldo Rego, mestrando em Engenharia Agrícola na Unicamp; Joziane Fialho, doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp; Kiane Visconcin, mestranda em Engenharia Agrícola na Unicamp; e Priscila dos Santos, doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp. A equipe teve mentoria empresarial de Carlos Gondo da Requestia, além da mentoria acadêmica do Prof. Dr. Lauro Kubota, do Instituto de Química da Unicamp.

 

BioCtrl venceu a categoria voto popular

Equipe BioCtrl com troféu e Prof. Newton Frateschi e Adriana Petrella da Novartis

A outra campeã do Desafio Unicamp 2019 na categoria de voto popular entre os presentes no auditório foi a equipe BioCtrl, que carrega o slogan “Da natureza para a natureza” ao montar um modelo de negócio baseado em um fungicida natural patenteado na Unicamp que combate duas doenças agrícolas e evita a reaplicação de pesticidas tóxicos. Segundo Aline Zanotto, doutoranda em Ciências de Alimentos na Unicamp que realizou o pitch, outra vantagem do modelo de negócio é que o custo equivale a de um fungicida padrão no mercado, economizando ainda o custo da aplicação de um segundo pesticida. A principal indústria validada pela startup foi a da laranja, a qual o Brasil detém 34% da produção mundial, mas o fungicida pode ser aplicado também em outros tipos de lavoura.

A equipe que levou um troféu também é composta por Michel Kanemaru, doutorando em Ciência de Alimentos Unicamp e um dos inventores da patente utilizada; Alessandra Bertan, engenheira química pela UTFPR; Erika Hiramatsu, mestra em Alimentos e Nutrição na Unicamp; Rafael Chelala, Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. O mentor acadêmico foi o Prof. Dr. Juliano Bicas, também autor da patente, e a mentora empresarial foi Stella Gigilas, consultora de comunicação e marketing.

Assista à matéria produzida em parceria com a RTV Unicamp:

Conheça as outras equipes finalistas aqui.

Sobre o Desafio Unicamp 2019

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp e que nesta edição também conta com três tecnologias do CPqD. A iniciativa anual que já capacitou mais de 2,3 mil pessoas é organizada pela Inova Unicamp e está em sua nova edição.

Os patrocinadores da 9º edição do Desafio Unicamp são: Baita, Clarke, Modet &Co, CPqD, FM2S Consultoria, Kasznar Leonardos, Luiza Labs e Novartis.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2019 são: Campinas Tech, CIESP Campinas, Founder Institute, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas e Venture Hub.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2019 em: www.inova.unicamp.br/desafio