FAPESP conclui 6º Treinamento PIPE Empreendedor

Empreendedores responsáveis por 21 projetos selecionados para a Fase 1 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) – de validação de uma ideia inovadora – participaram do 6º Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, encerrado em 4 de maio. O objetivo do treinamento é alinhar os planos de negócios às demandas do mercado, aumentando as chances de sucesso da empreitada.

O treinamento tem como base o programa I-Corps, concebido por Steve Blank, referência mundial nas abordagens Lean Startup e Customer Development, e adotado pela National Science Foundation (NSF) e National Institute of Health (NIH), entre outras agências federais norte-americanas.

Focado no mercado, o programa prevê que cada empresa participante realize, ao longo de oito semanas, uma centena de entrevistas com potenciais clientes. “A ideia não é vender a solução ao cliente, mas melhorar a proposta de valor em seu plano de negócio”, explicou Hélio Graciosa, que integra a coordenação do treinamento.

Essa abordagem reduz riscos de fracasso e aumenta as chances de sucesso dos projetos. “No caso de insucesso, a metodologia permite que se limite o tempo e o investimento despendidos antes de a empresa abandonar o negócio”, disse Flávio Grynszpan, membro da Coordenação da Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP e um dos coordenadores do Programa.

A Cura Conservas, por exemplo, obteve apoio da FAPESP para estudar a viabilidade do enlatamento de peixes da Amazônia, notadamente o pirarucu. O plano de negócio original previa a comercialização por e-commerce e a construção de uma planta para o processamento do produto. “Depois de realizarmos mais de 70 entrevistas, ficou claro que era importante manter pontos físicos de venda e que a melhor estratégia era terceirizar o processamento”, explicou André Augusto Bortolanza, diretor da empresa.

Assim como a Cura Conservas, mais de 70% das 126 empresas participantes dos seis treinamentos “pivotaram” – ou seja, reviram seu plano de negócio original –, aumentando as chances de sucesso do empreendimento.

Equipes, mentores e comentores

Cada empresa participante do Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia forma uma equipe com dois representantes, apoiada por um mentor e um comentor indicados pela FAPESP. Mentores e comentores são empresários com experiência de negócios e conhecimento do mercado, que acompanham e orientam as equipes participantes do Programa – sem qualquer custo para a Fundação. No próximo ano estão agendadas quatro edições do Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, o que deverá representar algo em torno de 1/3 do total de projetos PIPEs aprovados no período.

O 7º Treinamento terá início em 14 de maio. O PIPE Empreendedor é coordenado por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, tendo Grynszpan, Graciosa e Marcelo Nakagawa como adjuntos.

Para mais informações sobre o Treinamento do PIPE em Empreendedorismo de Alta Tecnologia acesse o site: http://www.fapesp.br/pipe/empreendedor.

 

Fonte: Agência Fapesp