Inova Jovem reúne 145 alunos na Unicamp e escolas de mais quatro cidades acompanham workshop simultaneamente

Por Juliana Ewers

O Programa Inova Jovem 2018 abriu suas atividades no último sábado, dia 25, com o Workshop de Inovação, realizado no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A capacitação reuniu 145 alunos presencialmente, e contou ainda com escolas de quatro municípios participando virtualmente da capacitação: Curitiba, Mairiporã, Botucatu e Bauru.

A abertura foi feita pelo diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Newton Frateschi, que destacou a relevância do programa como uma forma de despertar os alunos para novas possibilidades de carreira. “O Inova Jovem tem como missão incentivar o empreendedorismo e demonstrar a eles que essa pode ser uma opção de carreira. Certamente, eles sairão daqui pensando diferente e de olho em mais oportunidades”, avalia Frateschi.

No período da manhã, Luiz Daniel Borges, da 3M, ministrou a capacitação em Design Thinking. Já à tarde, foi a vez de Virgílio Marques dos Santos, da FM2S, comandar a capacitação em Lean Canvas. A Liga Empreendedora e o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp atuaram como mentores das equipes durante a elaboração do canvas. “Ficamos impressionados com as perguntas pertinentes que os alunos nos faziam”, afirma Marília Veríssimo, da Liga Empreendedora.

O estudante Kevin Lincon esteve presente no workshop. Essa é a segunda participação dele no programa. “A cada ano, me surpreendo mais com o Programa Inova Jovem. E este ano, tenho muita expectativa de chegar até a premiação final”, afirma o estudante.

A edição desse ano, contou uma visita inesperada: Wilhelm Klava, ex-aluno do Cotuca, vencedor do Programa Inova Jovem 2015, com a equipe Inova Auto, e atual aluno de Engenharia Mecânica da Unicamp. “Eu posso dizer que o Inova Jovem fez com que eu me interessasse mais pelo assunto. Eu atribuo ao Inova Jovem o fato de já ter buscado a empresa júnior logo que ingressei na universidade”, comenta.

Próximos passos

Depois dessa etapa, os alunos têm até o dia 23 de setembro para fazer a entrega do canvas. Os seis melhores projetos seguem para o treinamento de Pitch on-line e receberão uma sessão de mentoria individualizada. A final do Programa Inova Jovem 2018 será realizada durante o InovaCampinas 2018, quando serão apresentados os pitches e será conhecida a equipe vencedora, que pode levar até R$ 5 mil (R$ 1 mil por integrante).

O Programa

O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. Patrocinam a edição de 2018 a Embraer, a MATERA Systems e a FM2S Consultoria. São apoiadores do programa a Liga Empreendedora, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Rede Global do Empreendedorismo – Campinas, a Campinas Tech, a Associação Campinas Startups, o Founder Institute e a Venture Hub.

Confira a reportagem sobre o evento: