Programação do InovaCampinas prevê 10 conferências, rodada de negócios e ampla área de exposição

O InovaCampinas divulgou nesta quarta-feira (20) a programação completa da 4ª edição, marcada para o dia 25 de outubro, no Expo D. Pedro. Ao todo, serão dez conferências, divididas em três auditórios principais; além de quatro workshops gratuitos, rodada de negócios entre empresas, startups e instituições de ensino e pesquisa, e uma ampla área de exposição. O evento é realizado pela Fundação Fórum Campinas em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicampe conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Campinas.

As inscrições para o InovaCampinas estarão abertas ao público a partir da próxima semana. A entrada é gratuita, com exceção das plenárias de empreendedorismo (Conferência Associação Campinas Startups e Encontro Unicamp Ventures), em que é necessário adquirir o “Passaporte Empreendedor”.

34320131315_887c010e05_z

Programação

A programação, que tem início às 9h, traz grandes nomes do mercado, com palestras nacionais e internacionais, debates sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, entre outros temas.

Entre os destaques da agenda está a conferência Amcham Talks, que inclui a palestra de Guilherme Araújo, responsável pelo IBM Watson no Brasil, que falará sobre inteligência artificial e como a curiosa tecnologia de computação tem revolucionado o mercado. A conferência conta ainda com a participação de Thiago Salgado, conselheiro da Sanavita, que falará sobre sua experiência no Vale do Silício.

No rol de palestras internacionais está o keynote speaker Adeo Ressi, CEO do Founder Institute, que integra o Encontro Unicamp Ventures em parceria com a Conferência Campinas Startups. Além da palestra internacional, o evento Encontro Unicamp Ventures – que  reúne alunos, ex-alunos e empreendedores ligados à universidade – terá como destaque a divulgação oficial dos dados referentes às empresas-filhas da Unicamp.

Para debater o conceito de Cidades Inteligentes, o Lide Campinas promoverá uma mesa redonda. Já o Sebrae e o iAprendi – Instituto de Empreendedorismo Feminino, promoverá o evento Ela S/A, voltado para mulheres empreendedoras. As participantes poderão fazer um diagnóstico de suas empresas e traçar novas estratégias.

Para os interessados em programas em computador, o destaque é a Software Experience, que trará empresas como a Embraer e a Matera, tratando de oportunidades de negócios na área. Ainda no escopo da SWXP, uma parceria com o Google Developer Group Campinas traz  workshops e oficinas gratuitos com as seguintes temáticas: Montagem do Google Cardboard; História da Realidade Virtual; Realidade Aumentada e Tilt Brush.

Já a área de exposição, também com entrada gratuita, comtempla estandes de cerca de 60 empresas e instituições com a apresentação de negóciosprodutos, além de ser um importante espaço com efetivas oportunidades de networking.

Rodada de Negócios

O InovaCampinas prevê também uma rodada de negócios entre startups, pesquisadores e empresas. A proposta é que sejam apresentadas soluções e tecnologias inovadoras, desenvolvidas por startups ou instituições de pesquisa, para empresas que buscam inovações. A rodada é uma promoção do Movimento 100 Open Startups em parceria com a Rede Inova São Paulo, que possibilitou a difusão e captação de tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa do Estado de São Paulo serem inseridas na plataforma Open Techs, com o objetivo de gerar oportunidades de parcerias tecnológicas entre universidades e empresas.

Sobre o InovaCampinas

O InovaCampinas é o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior, no qual reúne importantes atores do ecossistema. O objetivo principal é demonstrar o potencial tecnológico e inovador da região, além de apresentar as tendências de mercado e promover oportunidades de negócios. Para isso, conta com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. O evento é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e correalização da Prefeitura Municipal de Campinas. Também é patrocinado pela Somorelate, BYD e Studio Eletrônico. São parceiros do evento: Amcham Campinas, Movimento 100 Open Startups, Rede Inova São Paulo, Unicamp Ventures, Sebrae, Lide Campinas, Campinas Startups, IAprendi, GDG Campinas, PUC Campinas, Finep, Prefeitura de Paulínia, e o Grupo Band.

Saiba mais sobre o InovaCampinas: http://inovacampinas.org.br/