Instituto Federal venceu o Inova Jovem 2019

Duas equipes do Instituto Federal de São Paulo venceram, em categorias diferentes, a competição voltada para alunos do ensino médio

Texto de Kátia Kishi | Foto de Pedro Amatuzzi

A final do Programa Inova Jovem 2019, idealizado e organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, aconteceu nessa quinta-feira (31) na Expo Dom Pedro e premiou duas equipes cujos alunos estudam nos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). São elas: Girls Tech Power na categoria Avaliação da Banca e a Bag Alarm na categoria de Voto Popular.

Para a seleção, que aconteceu durante o InovaCampinas Trade Show, as seis equipes finalistas realizaram seus pitches, apresentações curtas sobre os modelos de negócios para investidores, a fim de defenderem que seus projetos estavam mais bem preparados para introduzir um serviço ou produto no mercado.

A competição, que teve dois meses de capacitações, é voltada apenas para alunos de ensino médio regular ou técnico, sendo uma das ações de educação empreendedora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conforme apontou o diretor-executivo da Inova Unicamp, o professor Newton Frateschi:

Integrantes da Bag Alarm com Prof. Newton Frateschi, Mariana Zanatta e Vanessa Sensato da Inova Unicamp

“O Inova Jovem é muito importante porque ensinamos o pessoal do ensino médio a transformar ideias em algo que tenha impacto socioeconômico. Foi impressionante e gratificante ver, nessa trajetória, o amadurecimento e o profissionalismo que eles apresentaram em seus pitches, demonstrando que há resultado na educação do empreendedorismo e da inovação nessa fase escolar, antes de entrarem na universidade.”, justificou Frateschi.

Essa foi a primeira edição que o Programa teve a categoria de Voto Popular, abrindo para o público presente escolher uma das equipes finalistas, sendo que quem levou o troféu e certificados foi a Bag Alarm, composta pelos alunos Manuela Nicoliello, João Pedro Longhi e Weliny Cabral do IFSP, campus de Campinas. A proposta do time foi um dispositivo que calcula e alerta casos de sobrecarga de mochilas, segundo o peso de cada usuário, evitando o desenvolvimento de doenças por excesso de carga nas costas como lordose ou hérnia de disco.

Já para a principal categoria do Inova Jovem que é a Avaliação da Banca, a equipe premiada com certificados, troféus e mil reais por pessoa foi a Girls Tech Power, formada pelas alunas do IFSP, campus de Bragança Paulista, Raíssa Alves, Livia Silva, Giovanna Mariano, Laura de Godoy e Hellen Turri.

A equipe apresentou em seu pitch o serviço de um aplicativo chamado FibroFly, que promove o bem-estar de pessoas com fibromialgia, uma doença crônica generalizada que atinge, principalmente, a musculatura e que, em média, 90% das pessoas diagnosticadas com a doença são mulheres. O aplicativo foi desenvolvido com parcerias de profissionais da saúde que orientaram o time na construção de conteúdo para seis pilares de promoção do bem-estar: frases motivacionais, meditação, exercícios físicos, nutrição, calendário e progresso pessoal.

Segundo a equipe, o que motivou o desenvolvimento do serviço foi uma das mães das alunas ter fibromialgia. Com o aplicativo desenvolvido em mãos, elas participaram dos treinamentos do Inova Jovem para modelar o negócio.

A grande vencedora, Girls Tech Power com Banca Avaliadora

“Mais que vencer a competição, todo o processo foi gratificante para nós, que contamos com o apoio imprescindível do Instituto Federal, nossos professores e pais para traçarmos o caminho desse projeto, que não surgiu do dia para a noite, e sim por uma causa maior. Felicidade é o que resume tudo isso”, comemorou Giovanna Mariano, uma das integrantes da Girl Tech Power.

Foram membros da banca avaliadora final do Programa Inova Jovem 2019: Roseane Ramos e Fábio Pagani, ambos conselheiros do grupo Unicamp Ventures, formada por ex-alunos empreendedores da Universidade, além de Lívia Bernardes, gestora de projetos e negócios do SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e Thais Gargantini da CEO da AECOM.

Sobre o Programa Inova Jovem

O ano de 2019 marca a sexta edição da competição, que teve recorde de inscritos tanto na competição quanto no workshop do Inova Jovem (46% a mais que em 2018). Ao todo, inscreveram-se 681 alunos divididos em 173 equipes. As equipes são oriundas de 37 escolas de sete estados brasileiros – Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e o Distrito Federal, sendo que as escolas de cidades mais distantes participaram de forma online.

O Programa mantém sua abrangência nacional e já capacitou mais de 1700 alunos em inovação, construção de modelos de negócio, apresentação da ideia para investidores e muito mais.

Patrocinadores do Inova Jovem 2019: Novartis, FM2S, Matera

Apoiadores do Inova Jovem 2019: OppC6 Bank, Liga Empreendedora, Enactus Unicamp, Prefeitura de Campinas e 3M

Mais informações em: https://www.inova.unicamp.br/inovajovem/