Levantamento da Unicamp aponta que 6 mil ex-alunos tornaram-se empreendedores

A força-tarefa realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a DAC (Diretoria Acadêmica) no primeiro semestre apontou que cerca de 6 mil ex-alunos escolheram o empreendedorismo como opção de carreira e abriram empresas, o que significa 7,7% dos estudantes formados nos cursos regulares de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da universidade.

Se olhados separadamente, a taxa de empreendedorismo é maior entre os alunos de graduação: 11,1% deles tornaram-se empreendedores. Entre os de pós-graduação fica em 5,2%. As áreas do conhecimento que mais geram empreendedores são: Engenharias (38%), Ciências Exatas e da Terra (18%) e Ciências da Saúde (14%).

O levantamento foi realizado a partir da base de contatos das DAC, que conta hoje com 61.868 e-mails cadastrados desde 2002. A Unicamp já formou 127.327 alunos desde 1968.

Cadastro de empresas-filhas

A partir da pesquisa, a Agência de Inovação solicitou o cadastramento dessas empresas-filhas. O resultado foram 127 novas empresas-filhas cadastradas, chegando assim a 514 empresas-filhas identificadas. Deste total, estão hoje ativas no mercado 434 delas. Há ainda 28 que foram vendidas.

O número de empregos gerados pelas empresas-filhas cresceu 13,9% com a entrada desses novos empreendimentos. As empresas-filhas da Unicamp são responsáveis por empregar 21.995 pessoas.

A área predominante de atuação das empresas-filhas se mantém, pelo terceiro ano consecutivo, Tecnologia de Informação (37,8%). Na sequência aparecem: Consultoria (27,9%), Engenharia (18,7%), Educação (9,7%) e Saúde Humana e Bem-estar (7,6%).

As unidades da Unicamp com o maior número de alunos empreendedores são: FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação), com 23,26%; IC (Instituto de Computação), com 18,23%; e FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica), com 10,94%.

Em relação à localização, 95% das empresas-filhas têm suas sedes na região Sudeste. O Estado de São Paulo concentra 91% delas. A cidade de Campinas abriga 57%. Já a cidade de São Paulo, 17% e as demais cidades da Região Metropolitana de Campinas, 7%.

De todas as empresas-filhas, 19,59% têm atuação internacional. Se separadas por porte, 100% das grandes empresas-filhas, 75% das médias-grandes e 59% das médias têm atividades no exterior.

O levantamento realizado pela Agência de Inovação ainda apontou que 43% das empresas-filhas da Unicamp já receberam algum tipo de investimento. A Fapesp (28,3%), a Finep (19,2%) e o CNPq (13,9%) foram os que mais aportaram recursos em empresas-filhas. Investidor Privado Nacional representa 13,9%. Investidor Anjo (10,1%) e Investidor Internacional (4,2%) também colaboraram.

Unicamp Ventures

O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento e colaboração entre empreendedores ligados à Unicamp (alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários, incubados e graduados da Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). A missão do Unicamp Ventures é fomentar o empreendedorismo baseado no conhecimento científico ou tecnológico adquirido ou gerado através de pesquisa na universidade. São patrocinadores do Encontro Unicamp Ventures 2016 Griaule Biometrics, Baita Aceleradora, 3M, Movile, Matera Systems, IVP e CI&T.