Mercado de trabalho é tema de palestra do Prof. Leandro Karnal na Unicamp

Por Thais Oliveira

Fotos: Antonio Scarpinetti – SEC – Unicamp

Na última terça-feira, 19 de março, o Prof. Leandro Karnal, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH Unicamp), palestrou sobre “Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contemporâneo”, apresentando ao público presente as mudanças e características dos valores da sociedade atual.

Em sua palestra, Karnal se baseou nos conceitos do filósofo Zygmunt Bauman sobre modernidade líquida, a fluidez e a dinâmica das relações no mundo atual para explicar as mudanças do mercado de trabalho.

“No passado, esse mercado era definido pela estabilidade. Hoje, ele está muito dinâmico e depende de atualização e mudança. Não é mais possível fazer uma carreira baseada na repetição, e sim na inovação”, discorreu o palestrante.

Além desse tópico, Leandro Karnal explorou a temática da inteligência como sinal de poder na sociedade atual:  “A inteligência superou valores como a força física e o capital. Atualmente as maiores empresas do mundo são da área de tecnologia da informação, as que possuem a inovação. No passado, essa posição era ocupada pelas indústrias, que produziam a inovação. ”

Em sua palestra, o historiador apontou que o cenário empresarial mudou porque, apesar de se existir mais risco de inovar do que não inovar, são os que pensam de forma disruptiva que promovem mudanças, através de ideias e da fuga de modelos.

Ainda sobre a questão da inteligência para inovação, Karnal ressaltou que na sociedade moderna vive em um excesso de informações que apenas nos desfoca sobre o que realmente agrega valor no mercado e o que vale investimento de inovação. Ou seja, não basta apenas coletar dados soltos, o diferencial é saber analisar e instigar a criatividade para que isso forme algo inovador.

A palestra fez parte da programação da primeira reunião do ano do Comitê Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT)-Empresas. O evento foi realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

A abertura foi realizada pelo Prof. Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e diretor da ANPEI, que ressaltou a importância do evento ao resgatar a necessidade do fomento à criatividade e a união de instituições pesquisas e as empresas:

“É papel das universidades públicas, como a Unicamp, incentivar mais parcerias com o setor empresarial e promover o empreendedorismo. Essa atuação é essencial para transformar os conhecimentos e invenções da Universidade em potenciais produtos e serviços. Na Unicamp, vemos claramente esse retorno para a sociedade, por exemplo, com as nossas empresas-filhas que juntas geraram mais de 30 mil empregos e um faturamento de R$ 4.8 bilhões em 2018.”

O objetivo do encontro foi a discussão da interação universidade-empresa e a geração de inovação em benefício da competitividade nacional e da sociedade brasileira. No dia, também foram apresentados cases de sucesso de licenciamentos das Agências de Inovação da USP e da Unicamp, além de rodadas de perguntas a especialistas em licenciamentos e direito econômico.