Milênio Bus é a grande vencedora do HackBrazil

Com foco na otimização do serviço de transporte público, startup vai apresentar projeto em Dubai

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: divulgação

A startup Milênio Bus conquistou o primeiro lugar na HackBrazil, competição que acontece durante a Brazil Conference at Harvard and MIT. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de abril, no MIT, em Boston, e recebeu uma leva de empreendedores brasileiros com suas soluções inovadoras para demandas de mercado. Além de receber 50 mil reais pra colocar o projeto em prática, a empresa vai apresentar o modelo de negócios desenvolvido no evento Blockchain Challenge, que será realizado em Dubai, entre os dias 2 e 3 de maio.

A partir do uso da Internet das Coisas (ou IoT) e da tecnologia “Perception Activity Understand”, a startup desenvolveu um aplicativo para beneficiar usuários do transporte público. O sistema desenvolvido pela Milênio Bus traz, dentre os benefícios, o fato do cliente ter conhecimento prévio se determinado ônibus está ou não lotado e a possibilidade de pagamento digital da tarifa. Engana-se quem pensa que apenas a população sairá ganhando com o novo sistema. Os benefícios se estendem também às empresas de ônibus.

“As empresas de ônibus têm conhecimento do fluxo de passageiros no interior do ônibus. Antes, elas apenas tinham uma previsão. Outro ponto positivo é que estamos trabalhando com câmeras biométricas, o que ajuda a reduzir o número de fuga no pagamento”, aponta Renato Rodrigues, responsável pelo marketing da Milênio Bus e ex-membro da Liga Empreendedora da Unicamp.

O empreendedor conta que o sistema já está em funcionamento no ABC Paulista, no ônibus 5224, que atende o trecho São Bernardo do Campo / Diadema. Sobre a participação no evento, Rodrigues ressalta a importância de ter concorrido com outros projetos igualmente inovadores e relevantes. “Nessa edição do evento, foram quase 600 inscritos e 5 deles foram para a final. Sem dúvidas, os outros projetos eram muito bons e com grande potencial. Acredito que o fato de termos apresentado um projeto que já está em funcionamento, para uma banca com jurados de renome internacional, foi um dos nossos diferenciais”, avalia.

Na opinião do empreendedor, a experiência na Liga Empreendedora foi um divisor de águas em sua carreira. Ele ressalta o contato com alunos da Unicamp de diversos cursos, o que expandiu sua visão empreendedora e também trouxe novas perspectivas para seus projetos empreendedores. “Lembro da organização dos eventos e de palestras, das rodadas de pitch e dos processos seletivos. Hoje, vejo que os mesmos empreendedores que atuaram comigo na Liga são super profissionais. Com certeza, ser parte da Liga me proporcionou o network para iniciar minha carreira empreendedora”, recorda.

Além dele, a equipe da Milênio Bus é composta por Marcel Ogando e Fábien Oliveira, responsáveis, respectivamente, pelo software e hardware. Rodrigues conta que, com o dinheiro do prêmio do HackBrazil, a ideia é buscar a homologação do hardware utilizado pela startup. “Nosso foco atual é a homologação do produto para podermos escalar e levar, oficialmente, nossa tecnologia às empresas de ônibus”, conta. Sobre os próximos passos da startup, ele comemora a boa aceitação do aplicativo e vê com bons olhos o futuro do modelo de negócios adotado: “fomos selecionados pelo PIPE da Fapesp, estamos na semifinal do programa Toyota de apoio à mobilidade urbana, fomos selecionados pela aceleradora Oxigênio e, em maio, iremos para Dubai participar do programa de Blockchain, já que nossa solução permite o pagamento digital das tarifas”, revela. Vale mencionar ainda que, a partir de julho deste ano, a startup passará a integrar o E-lab, laboratório de inovação da EMTU.

Saiba mais sobre a Milênio Bus, entre em contato com: renato@mileniobus.com.br