Nova presidência do Unicamp Ventures é anunciada durante o InovaCampinas

Por Kátia Kishi

Entre os diversos eventos agendados para ocorrer durante o InovaCampinas, teve na manhã do dia 24 de outubro (quarta) o Encontro Anual do Unicamp Ventures, no qual foi anunciada a nova presidência da rede de relacionamento entre as empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A rede foi criada durante o I Encontro de Empreendedores da Unicamp, realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp em 2006, sendo que a agência participa da direção executiva do grupo que tem a missão de incentivar o empreendedorismo científico e tecnológico, além de aumentar o networking entre as empresas-filhas da universidade.

Desde então, diversos projetos foram desenvolvidos para que se consolidasse o Unicamp Ventures, conforme explica o presidente da última gestão da rede, o cientista da computação e empreendedor em série Fábio Pagani:

“Definimos nossa identidade, que é a de um grupo formado por pessoas com algum vínculo com a Unicamp e que resolveram empreender. Com isso fortalecemos o elo indissolúvel com a universidade, através da Agência Inova Unicamp. Por exemplo, formatando um estatuto e estabelecendo um Conselho atuante e multifacetado.”

Para dar continuidade nessa missão e atividades, em uma cerimônia oficial durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, o engenheiro mecânico e marqueteiro José Augusto Moura, sócio fundador da agência de comunicação BRSA, assumiu a nova presidência.

Esse envolvimento do novo presidente ligado diretamente com o campo da Comunicação foi apontado por Pagani como um diferencial para ampliar mais ainda a visibilidade da Unicamp Ventures no cenário mundial de empreendedorismo e inovação para os próximos dois anos.

Pensando em processos para consolidação do grupo, Moura explica que há o momento de identificação, captação de informações sobre as empresas-filhas da Unicamp e depois de mais investimento em comunicação:

“O momento agora é de estreitar o relacionamento com as empresas-filhas, transformando o Unicamp Ventures no ponto de contato entre estas empresas e a universidade. Assim, além de continuar o que já está sendo feito, como o mapeamento das empresas-filhas, a ideia agora é expor mais as iniciativas do Unicamp Ventures para o mercado e aumentar a comunicação direta com as empresas-filhas”, planeja Moura para os próximos dois anos.

Para contribuir nesse diálogo entre as empresas-filhas, o diretor-executivo da Inova Unicamp que também é presidente do Conselho Consultivo do grupo Unicamp Ventures, Newton Frateschi, destacou uma plataforma que está em desenvolvimento como diferencial. Ela será como uma rede social exclusiva para as empresas-filhas da Unicamp compartilharem experiências e necessidades, tornando o grupo mais interativo para que haja mais colaborações e crescimento entre elas.

“O desenvolvimento de uma plataforma como a que está em desenvolvimento vai resultar em uma grande ajuda e colaboração das outras empresas como parcerias em novos negócios, mentoria e recrutamento de equipe para permitir uma interlocução muito melhor tanto interna à comunidade da Unicamp quanto externa a ela”, defende Frateschi.

O diretor-executivo da Inova Unicamp vê como positiva a expectativa para a nova gestão na intenção de tanto permitir o crescimento das empresas-filhas da Unicamp, quanto para apresentar para a sociedade os resultados do investimento na universidade.