O exemplo das mulheres à frente de empresas-filhas da Unicamp

Texto: Karen Canto | Fotos: Divulgação

O dia 8 de março celebra as mulheres e seu papel na sociedade. Este ano, a Inova Unicamp quer celebrar alunas, ex-alunas, docentes, funcionárias e todas as mulheres que formam nossa comunidade de inovação e empreendedorismo por meio do exemplo de algumas de nossas ex-alunas empreendedoras. Com olhar atento às necessidades do mundo que as rodeia, essas mulheres estão à frente de empresas que, além do potencial econômico, agregam valores como sustentabilidade e desenvolvimento humano, demonstrando que é possível se posicionar competitivamente no mercado sem perder de vista a importância de contribuir para um mundo melhor.

Soraya El Khatib: uma CEO com foco em sustentabilidade e ação social

Com o propósito de inovar de modo sustentável na área da cosmetologia, Soraya El Khatib fundou a S Cosméticos do Bem. A startup, que atualmente está na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), atua no desenvolvimento de novos produtos cosméticos a partir de tecnologias escalonáveis, inovadoras e sustentáveis.

Formada em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Soraya fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp. A CEO da S Cosméticos conta que a empresa atualmente está em processo de registro e validação de novos produtos pela Anvisa. Entre eles, dois têm destaque: um repelente natural cinco vezes menos tóxico que os repelentes tradicionais e um cicatrizante com eficácia superior aos existentes no mercado.

Em breve, a empresa vai trazer mais novidades para o mercado, já que no processo tecnológico utilizado para a obtenção dos produtos pela S Cosméticos também é obtido um antimalárico, que será destinado a ações sociais. “Nós utilizamos tecnologias de baixo impacto ambiental para o desenvolvimento de novos produtos a partir de matéria prima vegetal. A Unicamp representou o berço para nossos projetos de inovação, fornecendo através da Inova, o suporte necessário para registro da patente e processo de internacionalização, além das mentorias e networking necessários para evolução dos negócios na empresa”, afirma a empreendedora.

Rosana Jamal: Experiência consolidada em tecnologia e inovação

Movida a inovação, Rosana Jamal é conhecida não só pela liderança em grandes empresas de tecnologia, mas também por seu papel no fomento ao ecossistema de inovação e empreendedorismo nacionais.  Com mais de 30 anos de experiência em P&D na área de tecnologia de informação, a empreendedora foi a única presidente mulher do Unicamp Ventures, grupo que reúne os ex-alunos fundadores das empresas-filhas da Unicamp. Atualmente é sócia da Baita, uma aceleradora de startups de base tecnológica, que se destaca por considerar o capital humano seu maior diferencial, promovendo a disseminação e o uso dos conceitos, métodos e técnicas de gestão de startups.

Formada em Ciência da Computação na Unicamp em uma época em que a computação ainda não era considerada uma profissão clássica, Rosana coleciona experiências bem-sucedidas em sua carreira. Foi diretora de Produtos para a América Latina da Motorola, onde criou o grupo de desenvolvimento de produtos e software para o mercado mundial, e foi presidente do Conselho de Administração da Agrosmart, uma das empresas aceleradas pela Baita. Samsung, Duratex e Embraer também já se beneficiaram de sua expertise em programas de empreendedorismo corporativo da Baita. Rosana não deixa de creditar à Universidade parte de seu sucesso “Foi nos corredores da Universidade onde eu aprendi que com dedicação é possível mudar o mundo”, avalia.

Carla Sampaio: Machine Learning com foco em recursos humanos

Comprometida a usar a Inteligência artificial em prol do desenvolvimento humano, a Itatibense Carla Sampaio é hoje uma das sócias da Exemplaria Solutions, uma startup dedicada a criar soluções práticas para entender e orientar processos de desenvolvimento e aprimoramento de gestão e capacitação de pessoas.

Formada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade São Francisco, atualmente faz doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp. Antes de empreender, Carla Sampaio construiu uma carreira bem consolidada na área de tecnologia de dados. Atuou no CPqD, um dos maiores centros de P&D da América Latina e como pesquisadora junto à empresa automobilística Hitachi.

Na Examplaria Solutions, Carla é CMO (Chief Marketing Officer). A empreendedora conta que o principal produto hoje é o HIM (Human Intelligence Machine), um software capaz de monitorar em tempo real o nível de engajamento dos colaboradores de uma empresa. “A Exemplaria iniciou suas atividades em 2016 como uma spin-off da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das mais bem-conceituadas universidades da América Latina. A startup surgiu a partir da ideia de um produto que ajudasse a medir a felicidade e facilitasse a adaptação dos colaboradores dentro de uma empresa”, descreve Carla.