Palestra sobre novos negócios em TI e mesa sobre IoT são destaque na Software Experience

As atividades vão ser realizadas durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Thomaz Marostegan e divulgação

O público que comparecer à Software Experience, no próximo dia 25 de outubro, vai poder conferir de perto uma palestra sobre novos negócios na área de Tecnologia de Informação e também uma mesa-redonda sobre o assunto do momento: Internet das Coisas. As inscrições para o evento são gratuitas. Interessados em participar devem fazer seu cadastro aqui. Vale lembrar que a SWXP 2017 faz parte da programação do InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação tecnológica do interior de São Paulo.

A IoT (ou Internet of Things, em inglês) já vem revolucionando o mercado há algum tempo e promete conquistar ainda mais campo nos próximos anos. Tal tecnologia pode ser definida como comunicação de máquina à máquina, com a possibilidade de ser aplicada para otimizar a produção em uma dada indústria, assim como facilitar o dia-a-dia das pessoas, a partir da utilização de sensores. No futuro, inclusive, espera-se que a tecnologia possa ser empregada em roupas que se adaptam à temperatura, diagnóstico prévio de doenças, entre outras facilidades.

“Combinadas com técnicas conhecidas de Inteligência Artificial e Analytics, podem tornar a nossa vida e a nossa sociedade mais ‘inteligentes’, reduzindo desperdícios de recursos naturais, informando ou mesmo diagnosticando potenciais problemas de saúde, proporcionando respostas mais ágeis e eficientes a desastres naturais e tornando nosso dia-a-dia mais simples”, aponta Alexandre de Souza Pinto, diretor de inovação e novos negócios da MATERA Systems.

Na ocasião, ele irá abordar os fatores que proporcionaram o surgimento da IoT, oportunidades de negócio que podem ser exploradas pelas empresas (individualmente ou em parceria) e também citar alguns cases, desde aplicações caseiras/hobbies até soluções para grandes indústrias e cidades. Também estará presente na mesa-redonda Cláudia Pascoal, Manufacturing R&TD Manager na Embraer.

A trajetória de um empreendedor da Unicamp que se tornou investidor

Outro ponto alto do evento é a palestra com Israel Geraldi, fundador da Softway e ex-aluno da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O empreendedor criou em 1996, em parceria com ex-alunos da faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, a Softway. “A gente começou em quatro, eu e mais três alunos. Em 15 anos, chegamos a 400 colaboradores”, afirma Geraldi.

No ano de 2009, a startup se tornou T.Global e, em 2013, foi vendida para a Thomson Reuters. Com essa transição, as soluções desenvolvidas pelas empresas passaram a ser oferecidas em mais de 10 países. Sócio-fundador das empresas Mosyle S.A. e Softrack Telemetria. Atualmente, Geraldi atua ainda como investidor, auxiliando novos negócios a chegarem ao mercado. Na palestra, o ex-aluno da FEEC pretende traçar um paralelo entre sua trajetória como empreendedor e sua empreitada como investidor, estabelecendo conexões entre os dois eixos.

A programação das palestras terá início às 14 horas, com a abertura de Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp. Outros destaques das atividades do período da tarde é a palestra de Ramon Pires, que, com dissertação de mestrado voltada para o diagnóstico automático de retinopatia diabética, foi duas vezes premiado pelo Google Research Awards, iniciativa que apoia pesquisas de ponta em Comunicação realizadas por universidades da América Latina.

O auditório da Software Experience vai receber, ainda, a etapa final do Desafio Smart Campus, na qual alunos da FEEC mostrarão seus projetos desenvolvidos com o intuito de deixar o ambiente universitário mais amigável.

Ao longo de todo dia, o evento contará também com a exposição de programas de computador desenvolvidos na Unicamp e oficinas e workshops oferecidos pelo Google Developer Group (GDG). Confira a programação completa aqui: www.inova.unicamp.br/softwareexperience

Sobre a SXWP 2017

O evento, que está em sua terceira edição, conta com o patrocínio da Matera Systems, Embraer, Capes e do Governo Federal. São parceiros do evento a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e do Google Developer Group (GDG) Campinas.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.inova.unicamp.br/softwareexperience