Parceria entre Unicamp e Berkeley Skydeck é o primeiro passo para startups entrarem no Vale do Silício

Agência de Inovação da Unicamp vai indicar duas startups para fast track

Texto: Carolina Octaviano

A Agência de Inovação Inova Unicamp firmou parceria com Berkeley Skydeck, aceleradora da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), e vai indicar duas startups para entrarem, automaticamente, na primeira fase de entrevistas para a Aceleradora do Vale do Silício. O objetivo da parceria é auxiliar na internacionalização das empresas-filhas da Unicamp, categorizadas como aquelas que são formadas por alunos, ex-alunos e ex-funcionários ou que tenham vínculo com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou que tenham, como negócio principal, tecnologia desenvolvida na Unicamp. A Inova Unicamp participa pela segunda vez desta iniciativa.

Para participar do processo com o apoio da Unicamp, as startups devem, primeiramente, se inscrever no processo seletivo regular de Berkeley Skydeck, e replicar as mesmas informações no formulário do site da Inova Unicamp. Não serão aceitas submissões apenas no site da Inova Unicamp. Mariana Zanatta, gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, frisa que é importante que as empresas se inscrevam no site da Inova até 25 de abril, pois a indicação da Unicamp será realizada até o dia 30 de abril.

O processo para escolha das startups será realizado, conjuntamente, pela Inova Unicamp e a Baita Aceleradora. Outro parceiro que participa desta iniciativa junto à Inova é o Movimento 100 Open Startups. O benefício de participar no processo via Unicamp é o de facilitar a identificação de empresas com grande potencial entre as muitas inscritas no processo de Berkeley, uma vez que, segundo dados da iniciativa, apenas 3.5% das empresas que submetem projetos para a Aceleradora do Vale do Silício são aprovadas para a primeira etapa de entrevistas. Após esta etapa, 50% das startups aprovadas para a segunda fase de entrevista conseguem, de fato, chegar ao final do programa de aceleração, que prevê seis meses de atividades no Vale do Silício e um investimento de US$ 100 mil em cada startup. Em outras palavras, o apoio proposto pela parceria é uma espécie de fast track para as startups selecionadas.

“UC Berkeley e Unicamp têm muitas características em comum, pois além de serem universidades com pesquisa de classe mundial, também induzem um ambiente de inovação e empreendedorismo em seu entorno, por isso a parceria que une a Agência de Inovação Inova Unicamp e Berkeley Skydeck nos pareceu muito benéfica. Esperamos assim, estimular que as empresas-filhas da Unicamp possam ingressar ainda mais rapidamente em um mercado competitivo e altamente globalizado”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Passo a passo da submissão:

1 – INSCREVA-SE NO SITE DE BERKELEY SKYDECK NO LINK: http://skydeck.berkeley.edu/

2 – SUBMETA AS MESMAS INFORMAÇÕES NO LINK: https://www.inova.unicamp.br/skydeck/

3 – AS EMPRESAS ESCOLHIDAS SERÃO INDICADAS EM 30 DE ABRIL