Parcerias de negócios entre empresas brasileiras e britânicas são tema do Tech Business Breakfast

O evento foi realizado, inauguralmente, em Campinas e destacou o potencial da região para cooperação internacional

Texto e Fotografia: Vanessa Fujihira

Concentrando mais de 30 polos tecnológicos com elevada e ascendente taxa de atração de investimento – foram 6,8 bilhões de libras investidos no setor de Digital Tech só em 2016 -, o Reino Unido vem se demonstrando aberto para a consolidação de parcerias internacionais de âmbito tecnológico com empresas fora do eixo europeu. Com o intuito de desmistificar o processo de internacionalização de empresas brasileiras para o Reino Unido, o Department for Internacional Trade do Reino Unido (DIT) em parceria com a Inova Unicamp, reuniu empresários e agentes de inovação do ecossistema de Campinas no evento Tech Business Breakfast. Cristiano Andrade, gerente de desenvolvimento de negócios do DIT nas áreas de tecnologias e Smart Cities, ministrou o encontro ocorrido dia 25 de abril, na Unicamp.

O Reino Unido, segundo Andrade, concentra até 3 vezes mais investimentos na área de tecnologia que outros países europeus, como Alemanha e França, além de contar com uma estrutura menos burocratizada e em sinergia com outros mercados, como a Ásia e a própria América Latina. A região, por conta de sua multiculturalidade e presença de instituições de ensino pioneiras, possui mão de obra altamente qualificada e é um ótimo ambiente para teste de produtos e serviços com foco global. Esta combinação de fatores torna o Reino Unido – formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales – um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica e startups. A região de Londres, por exemplo, concentra cerca de 184 mil startups nas mais diversas áreas da indústria e é, atualmente, um dos centros tecnológicos mais expressivos do mundo.

IMG_1627

Mais do que demonstrar os motivos que levam o Reino Unido a ser um ecossistema favorável para as startups brasileiras, Andrade deu o passo-a-passo de como empresas nacionais, nos mais diversos estágios de desenvolvimento, podem aproveitar as oportunidades de entrada nos países da união.

A primeira etapa, viável também para pequenas empresas com boas soluções para o mercado britânico, é buscar um parceiro comercial. “É possível se internacionalizar daqui do próprio Brasil. Um exemplo é ter um parceiro fora do país, que irá colaborar no processo de compreensão do modo de se fazer negócio lá fora, pensando em potenciais demandas deste mercado”, explica Cristiano, indicando a plataforma de relacionamento de empresas BR-UK como um facilitador

Em um próximo estágio, a cooperação se daria no plano de desenvolvimento tecnológico para demandas específicas, com acesso a inovações de ambos os países, visando maior competitividade das empresas envolvidas. Para parcerias mais complexas de Joint Ventures e criação de sedes de empresas brasileiras no Reino Unido, o DIT conta com estrutura de amparo para estudo do meio e recomendações sobre o processo de internacionalização, contando inclusive com um gerente de projetos em Londres, tudo de forma sigilosa e gratuita.

IMG_1614

Neste contexto, o Consulado Britânico brasileiro vem promovendo ações de âmbito nacional e internacional, buscando a promoção do comércio e cooperações bilaterais entre Brasil e Reino Unido. “Queremos ajudar as empresas de tecnologia a entender que o Reino Unido está aberto e mais próximo do que se pensa. A parceria é sim possível”, esclarece Andrade.

Na agenda da instituição, figuram missões comerciais entre os países, organização de fundos de investimentos com parceiros locais – como é o caso de Newton Fund, que está com inscrições abertas para projetos brasileiros – e eventos voltados a promoção das oportunidades que a região britânica oferece, como é o caso do Tech Business Breakfast, cuja edição em Campinas é a inaugural de uma série de encontros.

“Quando você pensa em inovação e tecnologia da informação você pensa em Campinas. A região tem força nesta área e está aberta a cooperação”, comenta Pierry Condry, consul honorário britânico em Campinas. Já de acordo com Prof. Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp, eventos e chamadas de projetos como estas “abrem grande espaço para nossas startups e incubadas mostrarem seus serviços e estabelecerem relacionamento com empresas britânicas”. Mori ressalta que isso é importante para dar visibilidade e capacidade de internacionalização de empresas e startups estabelecidas na Unicamp.

Latam Mission

O palestrante ainda destacou a agenda da Latam Mission dentro do London Tech Week 2017, festival na área de inovação, criatividade e negócios realizado por toda a extensão de Londres, de 12 a 16 de junho. Para a ocasião, o DIT está organizando uma agenda específica com dinâmicas gratuitas para startups da América Latina dentro do Festival, visando fomentar a interação entre a região com empresas britânicas através da promoção de atividades de networking, exposição de produtos e múltiplas reuniões de negócios. As inscrições para esta atividade podem ser feitas até dia 7 de maio, através do formulário disponível aqui.