Presidente do INPI assina resolução do projeto-piloto Patentes ICTs

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou a resolução que cria o projeto-piloto Patentes ICTs, de priorização do exame de pedidos de patentes depositados por Instituições de Ciência e Tecnologia. A assinatura foi realizada após palestra magna no dia 18 de maio no XI Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em Fortaleza (CE). A resolução será publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) da próxima terça-feira (23/5).

O Fortec é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que reúne gestores de universidades e institutos de pesquisa e de inovação para discutir o gerenciamento de políticas e atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Pimentel foi um dos fundadores do Fortec e membro da coordenação nacional da entidade no período de 2006 a 2010.

O Encontro Anual do Fortec, que vai de 16 a 19 de maio, visa a promover a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia e a valorização dos resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O chefe do Escritório de Difusão Regional do INPI no Ceará (EDIR-NE), Alberto Rocha, acompanhou o presidente no evento, que é direcionado para gestores e funcionários de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), academia, empresas e governo, assim como estudantes, das áreas de ciências exatas, biológicas, da saúde e engenharias.

Fonte: INPI