Programa Inova Jovem abre inscrição de equipes no dia 18 de julho

A edição de 2018 do Programa Inova Jovem já tem data para começar. A inscrição de equipes estará aberta no site a partir do dia 18 de julho e segue até 19 de agosto. A primeira atividade do programa será o Workshop de Inovação, agendado para 25 de agosto, no auditório 5 da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp.

No evento, as equipes deverão estar presentes com ao menos dois integrantes para acompanhar as capacitações em Design Thinking e Lean Canvas.

Fique atento ao calendário completo do Programa Inova Jovem 2018!

“O Inova Jovem é um importante programa nacional de fomento ao empreendedorismo. O intuito da Agência de Inovação da Unicamp é capacitar esses jovens estudantes para que cheguem ao ensino superior com uma visão mais ampla das oportunidades que eles têm pela frente e façam a diferença no mercado, propondo inovações nas empresas ou criando novos negócios de impacto”, avalia o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi.

O Programa Inova Jovem traz na bagagem números expressivos referentes à capacitação de alunos de colégio técnico e ensino médio regular. Só no ano passado, 271 alunos, divididos em 109 equipes, participaram da edição de 2017.

Para participar do Programa Inova Jovem, os alunos devem formar equipes de três a cinco integrantes, e propor uma ideia de negócio. Já no formulário de inscrição, além dos dados pessoais de cada integrante, devem ser preenchidos também os seguintes campos: Descrição geral da ideia (50 palavras), Problema a ser solucionado (200 palavras), Proposta de solução (200 palavras), Aspecto inovador/Diferencial (100 palavras), Segmento de atuação (Exemplo: Biotecnologia, Alimentos, Tecnologia da Informação, etc), e Descrição de potenciais clientes (200 palavras).

Em 2017, participaram da competição 16 diferentes escolas. Graças à transmissão on-line do workshop, escolas parceiras de outros estados puderam ministrar a capacitação.

Alunos interessados em participar devem fazer a inscrição de equipes pelo site: www.inova.unicamp.br/inovajovem. Escolas de outros estados que desejam ser parceiras do evento podem contatar a equipe da Inova Unicamp pelo e-mail: inovajovem@inovaunicamp.org

Programa Inova Jovem

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo destinada a alunos de colégio técnico e ensino médio regular de todo o Brasil, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Durante o programa, os estudantes participantes são capacitados nas metodologias de Design Thinking, Lean Canvas e Pitch. Patrocinam a edição de 2018 a Embraer, a Matera Systems e a FM2S. São apoiadores do programa a Liga Empreendedora, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Rede Global do Empreendedorismo – Campinas, a Associação Campinas Startups, a Campinas Tech, o Founder Institute e a Venture Hub.