Programa Inova Jovem registra 102 equipes inscritas na edição de 2018

O Programa Inova Jovem 2018 alcançou a marca de 405 estudantes de ensino médio e colégio técnico inscritos na competição desse ano. Os alunos estão distribuídos nas 102 equipes cadastradas.

Esses alunos são provenientes de 20 escolas diferentes. São elas: Cotuca, Cotil, CTI Bauru, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – campus Timóteo, Sesi 420, Sesi 403, Colégio Doutor Walter Belian, Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, E.E. Padre Armani, ETEC Bento Quirino, ETEC Comendador João Rays, ETEC Hortolândia, ETEC Mairiporã, ETEC Pedro Ferreira Alves, ETECAP, IFS – campus Campinas, IFS – campus Bragança Paulista, Integral, ETEC Irmã Agostina, Senai Roberto Mange e UTFPR.

Agora, todos eles partem para o Workshop de Inovação, que será realizado no próximo sábado, dia 25 de agosto, a partir das 9h, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Durante o evento, os alunos serão capacitados em Desing Thinking, por Luiz Borges, da 3M; e em Lean Canvas, por Virgílio Marques dos Santos, da FM2S. A Liga Empreendedora e o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp participarão como mentores das equipes, auxiliando-os durante a elaboração dos trabalhos.

“É muito significativo para nós termos esse grande número de equipes, de jovens vindos de toda a parte, interessados em empreendedorismo. Nosso objetivo principal é demonstrar a eles que o empreendedorismo é também uma opção de carreira. Certamente, esses estudantes chegarão à universidade mais conscientes disso e podendo identificar mais oportunidades no mercado”, afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi.

A partir do Workshop de Inovação, os melhores projetos avançam na competição até chegarem às seis equipes finalistas. A equipe vencedora pode ganhar até R$ 5 mil (R$ 1 mil por integrante).

O Programa

O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. Patrocinam a edição de 2018 a Embraer, a MATERA Systems e a FM2S Consultoria. São apoiadores do programa a Liga Empreendedora, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Rede Global do Empreendedorismo – Campinas, a Campinas Tech, a Associação Campinas Startups, o Founder Institute e a Venture Hub.