Projeto da Samsung em parceria com a Unicamp visa melhorar a filtragem de conteúdo sensível em dispositivos

Patente “Método Multimodal e em tempo real para filtragem de conteúdo sensível”, que teve contribuição da pesquisadora e Ph.D Vanessa Testoni, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung, é reconhecida no “Prêmio Inventores Unicamp”

Na última quinta-feira (9), a Samsung Brasil foi reconhecida no “Prêmio Inventores Unicamp” pelo desenvolvimento da patente “Método Multimodal e em tempo real para filtragem de conteúdo sensível”, no qual contribuiu a pesquisadora e Ph.d do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung, Vanessa Testoni. A profissional recebeu o prêmio em nome da marca na categoria Tecnologia Licenciada, que contempla professores e inventores da Unicamp responsáveis por tecnologias, sejam patentes ou programas de computador, licenciadas para uma empresa ou outra instituição pública ou privada.

O trabalho desenvolvido consiste em um método que utiliza técnicas de aprendizado de máquina para extrair e analisar imagens, textos e sons com o objetivo de detectar e filtrar conteúdos sensíveis – a ideia pode ser aplicada em vídeos exibidos em smartphones, tablets, laptops, smart TVs, entre outros dispositivos.

A patente é resultado de um projeto da Samsung em parceria com a Unicamp, cujo tema e objetivos foram definidos pela marca. “A Samsung entende que trabalhar para filtrar o conteúdo sensível que as pessoas são expostas diariamente em seus devices, como pornografia e imagens violentas, é um dever de todo o mercado e, por isso, iniciou este projeto em parceria com a Unicamp, que já atuava nesta área com excelência”, comenta Vanessa.

Segundo a pesquisadora, a filtragem desses materiais é importante devido ao atual alcance expressivo das mais diversas redes sociais, que aumenta a possibilidade de exposição indesejada a esse tipo de produção. “Além de proteger os mais variados públicos, sobretudo as crianças, da exposição indevida a conteúdos sensíveis, avançar neste cenário poderá auxiliar autoridades a controlar materiais ilegais compartilhados no ambiente online”, explica.

A iniciativa “Prêmio Inventores Unicamp” é promovida pela Reitoria da Unicamp e pela  Agência de Inovação “Inova Unicamp” desde 2004. O objetivo é homenagear pesquisadores, docentes e colaboradores envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia, além de promover o estímulo à inovação junto à comunidade acadêmica.

Fonte: Samsung Newsroom Brasil