SBIAgro abre inscrições para concurso de aplicativos

Estão abertas, até 10 de julho, as inscrições para o concurso de aplicativos móveis do Desafio de Inovação SBIAgro 2017, promovido pelo XI Congresso Brasileiro de Agroinformática, cujo tema principal é “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital”. O objetivo do Desafio é incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para resolver problemas reais enfrentados pela agricultura brasileira.

O concurso busca identificar e dar destaque a jovens estudantes, pesquisadores e profissionais, de modo a colaborar para que suas ideias inovadoras se tornem negócios e que solucionem problemas da sociedade, de acordo com Débora Drucker, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). “O congresso é um ambiente favorável também para realização de negócios e queremos estimular o debate de soluções para agricultura”, afirma Débora.

A participação no concurso é individual ou em equipes com, no máximo, cinco integrantes, que podem concorrer nas categorias: júnior, para matriculados no ensino médio; superior, para estudantes de graduação e pós-graduação; ou profissional, para os ligados a empresas de tecnologia ou profissionais liberais. Nesta categoria, também podem participar equipes mistas formadas por estudantes, professores e profissionais.

Devem ser submetidas propostas compostas por uma solução tecnológica em aplicativo móvel, acompanhada de artigo de uma página que descreva essa solução, além de um vídeo de até dois minutos (120 segundos). A solução tecnológica deverá ser um protótipo funcional de modo que seus potenciais benefícios possam ser verificáveis pelo Comitê de Avaliação do Desafio. Na etapa classificatória, serão avaliados critérios como relevância do problema que a solução propõe resolver, qualidade do design e funcionamento do aplicativo de forma correta.

Nas bancas julgadoras estarão profissionais de tecnologia de informação e pesquisadores de ciências agrárias da Embrapa e instituições parceiras, além de profissionais de mercado e negócios. As melhores soluções por categoria serão selecionadas para a Competição de Pitch realizada durante o congresso, na qual os integrantes fazem apresentações curtas, de até cinco minutos, a uma banca julgadora. Haverá certificados para os três primeiros lugares de cada categoria e os artigos de uma página, correspondentes aos trabalhos selecionados para a etapa final, serão publicados nos anais do SBIAgro 2017.

O Desafio de Inovação SBIAgro 2017 é realizado pela Embrapa Informática Agropecuária e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Campus Campinas) e a TIC em Foco. Todas as informações referentes às regras de participação no concurso estão disponíveis no site do congresso. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao correio eletrônico da comissão organizadora .

Sobre o SBIAgro 2017
O XI Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2017) será realizado de 2 a 6 outubro de 2017 no Centro de Convenções e na Casa do Lago da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp), com o objetivo de compartilhar inovações e resultados de pesquisa na área. A expectativa é que o evento atraia entre 300 a 400 participantes.

A programação do congresso inclui mesas-redondas, painéis, palestras, exposições, apresentações de trabalhos científicos e concursos. Neste ano haverá exposição de empresas de Campinas e região, concursos para o desenvolvimento de aplicativos e painéis para debater internet das coisas e as relações entre a indústria e a academia.

Promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Instituto de Computação (IC) da Unicamp.