O Sebrae-SP abriu inscrições para o programa de pré-aceleração de 60 startups digitais em estágio de validação do modelo de negócios. O Startup SP terá duração de quatro meses e conta com workshops, acompanhamentos, mentorias com parceiros e conexões com o ecossistema. As inscrições seguem até 12 de fevereiro. As vagas são para empreendedores das regiões da Capital, Santo André, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. Serão selecionadas dez empresas nascentes para cada local. Em Piracicaba, especificamente, serão aceitas apenas iniciativas aplicadas ao agronegócio.

Segundo coordenador estadual do Startup SP, Leandro Queiroz, a ideia é apoiar negócios em fase de validação. “Ajudamos a startup a validar sua problemática ou sua solução.” Para participar, é necessário que a empresa tenha uma equipe com no mínimo dois fundadores, sendo um deles obrigatoriamente da área tecnológica. O Sebrae-SP procura negócios que já tenham realizado interações iniciais com seus clientes para validações da problemática e MVP (mínimo produto viável).

Após avaliação inicial, 20 startups, de cada região, vão seguir para o pitch da seleção final. Nesta etapa, serão cinco minutos de apresentação e dez minutos de perguntas e esclarecimentos da banca. Os critérios classificatórios serão análises do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado apresentado pelo negócio inovador e da solução proposta.

As capacitações e mentorias serão realizadas entre março e julho. De 30 de maio a 1º de junho, os empreendedores participarão do Bootcamp, em São Paulo. O evento contará com interações com investidores e com o ecossistema, workshops e mentorias, destaca Queiroz.

FONTE: DCI