Unicamp anuncia Empreendedor do ano 2019

Lincoln Ando, CEO da idwall e ex-aluno da Faculdade de Tecnologia, foi escolhido entre os fundadores das empresas-filhas da Unicamp

Texto de Kátia Kishi | Foto de Pedro Amatuzzi

A Agência de Inovação Inova Unicamp anunciou ontem, dia 24 de outubro, que Lincoln Ando, CEO e cofundador da idwall, foi escolhido Empreendedor do Ano 2019, reconhecimento destinado aos ex-alunos fundadores das empresas-filhas da Unicamp. O anúncio foi feito durante o 14º Encontro Anual Unicamp Ventures, quando os três empreendedores finalistas realizaram os pitches com os cases vencedores nas categorias impacto social, maior crescimento e inovação.

Ando foi o vencedor na categoria inovação e se destacou com o case da startup idwall, que auxilia outras empresas a automatizar processos de cadastro, evitando fraudes credenciais em processos de compra online. “Nossas soluções automatizadas de Background Check, leitura de documentos e biometria facial permitem que as empresas aprovem clientes idôneos mais rapidamente e mantenham-se longe de riscos de fraude, enquanto ainda garantem a obediência aos compliances e regulamentações de seu setor de atuação”, explicou Ando.

No mesmo dia, a empresa anunciou que recebeu o investimento do fundo de inteligência artificial da Qualcomm Ventures, braço financeiro de uma das maiores fabricantes globais de processadores para smartphone, sendo a primeira empresa latino-americana a receber o aporte deste grupo.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT Unicamp), Ando contou durante o Encontro Unicamp Ventures que essa foi a sua terceira tentativa de empreender, sendo que sua vivência em outros mercados o auxiliou a entender melhor o problema que a startup soluciona de forma a construir uma empresa mais sólida para escalar rapidamente. Ao receber o prêmio, Ando também agradeceu o reconhecimento e contribuições na formação da Unicamp:

“Eu comecei a desenvolver projetos desde a graduação, dois deles, por exemplo, não deram certo e essa é a minha terceira tentativa. Para mim, empreender é um processo de tentativa e erro, um aprendizado constante, o qual a Unicamp teve um papel muito importante na minha trajetória com o apoio de professores relacionados às áreas de empreendedorismo e desenvolvimento de projetos, que também me incentivaram a empreender. Agradeço pelo reconhecimento e apoio da Unicamp e espero que mais empresas-filhas possam surgir nos próximos anos.”, comemorou o novo Empreendedor do Ano.

Segundo o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi, órgão que organiza o Prêmio Empreendedor, a homenagem é uma forma de reconhecer os esforços e conquistas das empresas-filhas da Unicamp, formadas por ex-alunos, que mais se destacaram nos últimos anos.

“Como órgão da Universidade responsável pelo incentivo e educação empreendedora, para nós é importante conhecer os cases de sucessos de nossas empresas-filhas, como também valorizar essas conquistas junto aos nossos ex-alunos empreendedores. Ao apresentar os pitches, essas empresas também compartilham suas experiências, dificuldades e superações para os atuais alunos da Unicamp que desejam empreender e seus colegas empreendedores.”, valoriza Frateschi sobre a premiação.

Além do reconhecimento como destaque no ano, Ando levou para casa um troféu e R$ 50 mil em serviços de publicidades, oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá. Conheça os outros com os cases vencedores, e anunciados anteriormente:

• Categoria Impacto Social: venceu a ClassApp, representada por seu CEO e cofundador Vahid Sherafat, formado em Engenharia da Computação pela Unicamp.
  • Categoria Inovação: venceu a idwall, representada pelo CEO e cofundador Lincoln Ando, que se formou em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unicamp.
  • Categoria Maior Crescimento (Scale-up): venceu a ClearSale, representada por seu presidente e cofundador Bernardo Lustosa, formado em Estatística pela Unicamp.

Durante o Encontro Unicamp Ventures, também houve o anúncio dos novos números das empresas-filhas da Unicamp e a composição do Conselho Consultivo do grupo Unicamp Ventures. Leia mais em:

Sobre o grupo Unicamp Ventures:

O Unicamp Ventures é uma rede relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Unicamp. Entre eles estão: alunos, ex-alunos, docentes, funcionários, e empreendedores das startups incubados e graduados da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp).

O grupo foi criado em 2006 durante o I Encontro de Empreendedores da Unicamp com a intenção de integrar a comunidade de empreendedores da Universidade e discutir temas relevantes para o fortalecimento dessa rede, melhorando assim o ecossistema em prol do crescimento das empresas-filhas da Unicamp.

Mais informações em: https://unicampventures.org.br/