Unicamp disponibiliza portfólio de patentes e softwares on-line

A partir dessa semana, interessados em conhecer as tecnologias da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) podem acessar o site patentes.inova.unicamp.br para conferir os perfis tecnológicos das patentes e também dos softwares que compõem o portfólio da universidade. A iniciativa, liderada pela Agência de Inovação da Unicamp, visa facilitar o acesso e também o processo de licenciamentos das tecnologias ao mercado.

Do total de 1.121 patentes e 210 softwares que compõem o portfólio, 826 deles já têm perfil na plataforma. Os demais encontram-se em fase de produção e serão inseridos gradativamente.

“O Portfólio On-line apresenta as patentes e os softwares da Unicamp em perfis tecnológicos focados no negócio, nas aplicações industriais e nas vantagens de cada tecnologia. Além de ser uma maneira mais amigável de mostrar essas tecnologias, o portfólio possui também um importante mecanismo de busca para a prospecção do maior número de tecnologias de uma determinada área de interesse”, afirma a diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic.

As tecnologias estão divididas de acordo com as classificações da base de patentes internacional Questel Orbit, totalizando 36 categorias mais uma área destinada aos programas de computador.

“Estrategicamente, o portfólio é a primeira porta que se abre às empresas interessadas nas tecnologias patenteadas pela Unicamp. Ao facilitar essa interação, conseguimos fazer com que essas patentes virem produtos, incentivar novas pesquisas a partir das tecnologias protegidas e buscar mais parceiros para a universidade. Vale ressaltar que o portfólio confere acesso ao conhecimento a terceiros e abre portas à cooperação”, avalia a diretora de Parcerias da Inova Unicamp, Iara Ferreira.

Além de facilitar a forma como as tecnologias são apresentadas ao mercado, o Portfólio On-line cumpre também uma exigência do Novo Marco Legal da Inovação. No artigo sexto da lei nº 10.973, de 2004, incluído pela lei nº 13.243, de 2016, está expresso que a contratação, com cláusula de exclusividade, deve ser precedida de publicação da oferta tecnológica em site oficial da Instituição de Ciência e Tecnologia, na forma estabelecida em sua política de inovação. Dito de outro modo, para que uma tecnologia possa ser licenciada com exclusividade para uma empresa, sem a necessidade de publicação de um edital, a oferta tecnológica deve estar disponível para consulta em site oficial da instituição, bem como agora é feito no Portfólio On-line de Patentes e Softwares da Unicamp.

“A Unicamp zela por sua vanguarda na promoção da inovação e no incentivo ao empreendedorismo de base tecnológica no meio acadêmico. Por esse motivo, iniciativas como essa de disponibilizar on-line todo o nosso portfólio de patentes e softwares vem ao encontro da nossa missão de potencializar nossa interação com o mercado e gerar mais benefícios para a universidade e, principalmente, para a sociedade”, finaliza o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.