Unicamp e Sebrae celebram acordo para fomentar iniciativas empreendedoras

Por Juliana Ewers
Fotografia: Antoninho Perri

A Universidade Estadual de Campinas e o Sebrae celebraram hoje a formalização das interações entre as duas instituições, no que diz respeito à capacitação e apoio às empresas em processo de incubação na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp).

Através de suas iniciativas ligadas à capacitação em gestão, o Sebrae tem participado ativamente do desenvolvimento das incubadas, a partir consultorias em temas centrais para a estruturação de uma empresa e mentorias coletivas.

“A universidade tem negócios bastante inovadores, que já trazem consigo um diferencial de mercado, tornando-os por essência mais competitivos. No entanto, a dificuldade mora na gestão desse negócio, que não é o foco principal desses empreendedores. Por isso é tão importante essa parceria. O Sebrae traz suas competências para ajudar esses empreendedores a pensarem em gestão, em fluxo de caixa, em planejamento, que são instrumentos importantes para levar a empresa para outro patamar”, avalia o gerente regional do Sebrae Campinas, Nílcio Freitas.

“Parcerias como esta com o Sebrae inserem a universidade em novos contextos. Para os empreendedores, essa interação agrega muito em relação à sua própria visão de negócio”, avalia o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.

“A partir dessa ação, podemos pensar em mais atividades em conjunto com o Sebrae, e levar esses conhecimentos não só para os incubados, como também para os estudantes e funcionários”, sugere o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel.

A Regional de Campinas do Sebrae é responsável por atividades em 22 cidades da região, que contemplam não só a Região Metropolitana como também o Circuito das Águas. Atualmente, além da sede, são 14 postos de atendimento a empreendedores e empresários.