Unicamp inaugura Sala Algar Ventures no Parque Científico e Tecnológico

Texto: Juliana Ewers Fotos: Antoninho Perri

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Grupo Algar inauguraram na manhã desta sexta-feira, dia 9, a Sala Algar Ventures, um espaço destinado a capacitação e treinamentos, no andar da Incubadora no Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da universidade.

A empresa fez investimento para a estruturação do local. A sala foi equipada com carteiras, quadro e televisão, para viabilizar a realização de programas conjuntos, além de outras atividades.

“A interação da universidade com grandes empresas, como o grupo Algar, é primordial para fomentar mais iniciativas empreendedoras e inovadoras na Unicamp e também fora dela. A Universidade tem muito interesse nessas parcerias e está de portas abertas para receber mais iniciativas que visem beneficiar a comunidade interna e a sociedade como um todo”, avalia o Reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel.

“A parceria com a Inova Unicamp, onde teremos a sala Algar Ventures, mostra a crença do grupo Algar na proximidade entre empresa e academia. São vários os exemplos globais de ganhos para todos quando ocorre a troca de conhecimento. A nossa expectativa é que a sala Algar Ventures seja um espaço para ideias fomentadoras de novos modelos de negócios”, completa Clau Sganzerla, vice-presidente de Estratégia e Inovação da Algar.

Durante a cerimônia, José Geraldo Gomes, especialista em comunicação e marketing da Algar, adiantou que está em fase de planejamento um projeto conjunto de capacitação, com alunos da Unicamp e da Facamp, que será anunciado nos próximos meses.

“O fato da sala de treinamento Algar Ventures estar no novo andar da incubadora, dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, permite que nós consigamos estimular mais conexões e interações entre estudantes, docentes, startups e grandes empresas. E ao envolvermos outras instituições de ensino nos projetos, demonstramos o interesse de todos nós em impactar positivamente e estimular ainda mais o nosso ecossistema”, finaliza o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Sobre a Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas. Com a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, a Inova Unicamp é a unidade responsável por: Propriedade Intelectual, Parcerias, Empreendedorismo e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Mais informações: www.inova.unicamp.br.

Sobre a Algar Ventures

Por meio da Algar Ventures, o Grupo participa ativamente do ecossistema de inovação, com o intuito de identificar oportunidades de negócios inovadores e soluções disruptivas. A Algar Ventures faz investimento direto através de programas proprietários de aceleração de startups, além ser investidora em fundos de venture capital (é cotista no fundo de venture capital BR Startups, em conjunto com Microsoft, Monsanto, Banco Votorantim, BB Seguridade, Qualcomm e outras grandes corporações).

Sobre o grupo Algar

A Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1930 e com atuação em todo território nacional, Argentina, México e Colômbia. No Grupo, trabalham cerca de 23 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo.