Unicamp lança canal para comunicação de criação de empresas spin-offs

O objetivo é conhecer interessados em empreender e auxiliar na criação e consolidação de empresas que surgem a partir de pesquisa ou conhecimento da Universidade.

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi

A Agência de Inovação da Unicamp acaba de lançar um novo canal para a comunidade interna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comunicar o interesse em criar ou a existência de spin-offs acadêmicas, como são conhecidas aquelas empresas criadas a partir de resultados de pesquisa ou conhecimento desenvolvido na Universidade com ou sem proteção intelectual.

A intenção do canal é conhecer tanto os interessados em empreender quanto as spin-offs já criadas para fomentar sua consolidação e crescimento com o apoio da equipe da Agência. Ou seja, agora os alunos, pesquisadores e docentes da Unicamp, que tenham interesse em conhecer as possibilidades para desenvolver um modelo de negócio com base em um conhecimento da Universidade, podem receber orientações da Inova Unicamp sobre como começar a iniciativa e explorar melhor sua vantagem competitiva baseada no conhecimento.

A gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da sua incubadora, Mariana Zanatta Inglez, explica que entre os benefícios da comunicação de spin-off, os empreendedores ligados à Universidade poderão ser orientados sobre como buscar recursos e melhorar suas conexões no ambiente de negócio. Segundo ela, a ação integra à missão da Inova Unicamp em identificar oportunidades e incentivar o empreendedorismo, especialmente o baseado em inovação.

“Com esse objetivo em mente, percebemos a necessidade em auxiliar os empreendedores ou quem da nossa comunidade aspira empreender para terem um impacto significativo no negócio. E, muitas vezes, o empreendedor desconhece as formas com que a Inova pode colaborar com a empresa. Mas com a comunicação desse interesse, conseguimos analisar as oportunidades e contribuir para o fortalecimento dessa comunidade. Por exemplo, mesmo os casos de know-how e tecnologias que não podem ser patenteadas e protegidas ainda podem virar um modelo de negócio competitivo. E nós, da Inova, podemos ajudar nesses processos.”, explica a gerente.

Esse procedimento faz parte da nova metodologia de análise integrada de tecnologias da Unicamp, que analisa de forma simultânea todas as possibilidades para uma tecnologia ou resultado de pesquisa chegar até a sociedade, seja ela patenteável ou não.

Outras oportunidades que são oferecidas às spin-offs nessa comunicação é o auxílio para estruturar propostas para se incubar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e para serem submetidas ao programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp. As empresas cradas também serão convidadas a integrar as atividades do grupo de empreendedores da Unicamp, o Unicamp Ventures.

Interessados da comunidade interna poderão acessar o formulário com usuário e senha SISe (Sistema de Senha Única e Permissões) da Unicamp aqui: Formulário de comunicação de spin-offs da Unicamp.