Unicamp lança sistema para docentes comunicarem projetos de P&D com empresas

Print da página de comunicação de projeto da Inova Unicamp
Sistema surgiu para facilitar e agilizar os processos de convênios de P&D com a Unicamp e se adequar às mudanças do Marco Legal de CT&I

Por Kátia Kishi

A Agência de Inovação Inova Unicamp acaba de lançar em seu site um sistema de Comunicação de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre a Universidade e empresas. O sistema foi desenvolvido para facilitar a comunicação com os docentes e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que recebem contato para firmar convênios P&D direto do setor empresarial.

O sistema de Comunicação de Projeto é uma das adequações da Agência perante às novas diretrizes da Deliberação Interna da Unicamp (CONSU-A-012/2018), que estabelece que a Inova Unicamp deve participar de todas parcerias que envolvam atividades de pesquisa ou transferência de tecnologia entre a Universidade e o setor empresarial.

Segundo a diretora de parcerias da Inova Unicamp, Iara Ferreira, a medida vem em benefício do docente para agilizar a tramitação dos processos de parcerias, visto que “a Agência participará desde o início da negociação e formatação dos contratos e instrumentos jurídicos a fim de proteger os interesses da Unicamp, evitando que o processo retorne em outras instâncias por não estar adequado às exigências internas, no que se refere à Propriedade Intelectual, Sigilo e Exploração comercial dos resultados”. Inclusive, durante a tramitação do processo na Universidade é exigido nos documentos de abertura do processo a Manifestação da Inova Unicamp, explica a diretora de parcerias.

A Deliberação Interna foi a forma com que a Unicamp se adequou às novas regulamentações da Lei de Inovação, como o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o Decreto Estadual de São Paulo (62.817/2017) que estabelece que os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), como a Inova Unicamp, devem participar de todos os contratos de convênios com empresas, sendo que “caso a entidade privada entre em contato diretamente com o pesquisador, ele deverá levar a proposta ao conhecimento do NIT, que deverá prestar todo o apoio ao projeto, se estiver em conformidade com as diretrizes e competências da ICTESP” (art. 26, parágrafo único).

O sistema se trata de um formulário online que deve ser preenchido com todas as informações necessárias para a Agência emitir seu primeiro parecer e dar continuidade no processo. “Deve-se ressaltar que a Inova Unicamp não avalia o mérito científico do convênio, apenas as negociações e questões jurídicas para agilizar o processo e evitar o re-trabalho”, reforça a diretora de parcerias da Agência.

Para comunicar um projeto de P&D, os docentes e pesquisadores devem acessar o site da Inova Unicamp e logar ao Sistema de Informações Central da Inova (SICI) com usuário e senha SISe (Sistema de Senha Única e Permissões) da Unicamp.

Para as empresas que desejam firmar convênios de P&D, a Deliberação Interna da Unicamp e o Decreto Estadual determinam que o primeiro contato seja feito através da Agência de Inovação da Unicamp. O contato pode ser pelo e-mail: parcerias@inova.unicamp.br

Confira mais detalhes na reportagem produzida em parceria com a Secretaria de Comunicação da Unicamp:

Sistema de Comunicação de Invenção

A sistematização online das informações para agilizar processos intermediados pela Inova Unicamp não é novidade para os pesquisadores da Universidade. O sistema de Comunicação de Invenção, que está no ar desde 2011, passou recentemente por atualizações para melhor atender a comunidade e já está disponível para acesso.

Os inventores da Unicamp que desejam comunicar suas invenções, com intuito de as patentear, também devem logar no sistema pelo usuário e senha SISe no site da Agência de Inovação.

Em caso de dúvida sobre a Comunicação de Invenção, os pesquisadores e docentes da Unicamp podem conversar com a Inova pelo e-mail patentes@inova.unicamp.br