Unicamp Ventures discute estratégias de marketing e vendas em webinar

Participantes conheceram os métodos aplicados pelas empresas-filhas da Unicamp

Por Marina Moura. 

Muitas empresas, principalmente as pequenas, não tem uma área de comunicação estruturada. Porém, investir em planejamento e na execução estratégica de marketing e vendas pode ter grande influência no sucesso de uma empresa, seja ela madura ou nascente. Empresas B2B – que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas – e empresas B2C – que fazem negócio diretamente com o consumidor final – devem investir em formatos e canais de comunicação diferentes para alcançar um crescimento sustentável. 

O Account-Based Marketing (ABM), abordagem estratégica que se baseia no estudo e na categorização dos clientes para escolher a melhor maneira de se comunicar com eles, é um bom método para B2B. Ao adequar a comunicação ao perfil da conta (o cliente em questão) através de análises, testes e campanhas personalizadas, a empresa que utiliza o ABM torna a experiência do cliente muito mais positiva e, assim, novos negócios podem ser fechados.  

Por outro lado, empresas B2C tradicionalmente se beneficiam mais com a utilização do Inbound Marketing, ou seja, a partir da produção e divulgação de conteúdos em forma de textos em blogs, podcasts, vídeos e muito mais. A utilização de marketing de conteúdo aliada às ferramentas adequadas gera aumento de tráfego no site, contribui para que mais pessoas reconheçam a marca em questão e, consequentemente, gera um crescimento nas vendas. 

Com o objetivo de disseminar tais conhecimentos, o grupo Unicamp Ventures promoveu na última quinta-feira, 30 de julho, o webinar Marketing e Vendas para Startups”. “Convidamos empresas-filhas da Unicamp e grandes corporações de marketing e vendas para compartilharem neste webinar suas histórias de sucesso e experiências”, comenta José Augusto Moura, atual presidente executivo do Unicamp Ventures e sócio fundador da agência de comunicação BRSA.

Em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e com o patrocínio da Agência Sabiá e da FM2S, o evento online apresentou as diferentes abordagens de comunicação para um público de alunos e ex-alunos da Unicamp, empresários de startups e de empresas maduras, além de profissionais de comunicação.

Virgílio dos Santos, CEO da empresa-filha da Unicamp FM2S, foi o responsável pela apresentação do conceito de Inbound Marketing para os participantes do evento. Com base em suas experiências na empresa B2C que trabalha com educação continuada, o empresário deu dicas para os empreendedores da plateia. Sobre sua participação no webinar, Santos afirma: “O meu objetivo é apresentar alguns caminhos em relação a comunicação como sugestão para aqueles que estão no processo de montar seus próprios negócios”. 

Com o mesmo objetivo de Virgílio, Ricardo Cedran, Growth Manager da empresa-filha da Unicamp Sensedia, dividiu com os espectadores a sua regra de ouro em vendas. “Todo contato com um cliente em potencial precisa ser consultivo, não se deve entrar em contato com uma proposta de venda imediata”, afirmou o painelista convidado. A Sensedia é uma empresa B2B que trabalha com interfaces de programação de aplicações (APIs) e que recentemente recebeu o reconhecimento de duas consultorias globais renomadas – a Gartner e a Forrester.

Para divulgar tal conquista, a equipe da Sensedia criou uma campanha utilizando o passo a passo do Account-Based Marketing. A ideia de enviar copos de cerveja estilo Pint para diretores de 210 empresas surgiu do gosto em comum dos sócios pela bebida e o uso de QR codes para levar os participantes até landing pages com vídeos personalizados gerou um resultado surpreendente: no pós-campanha foram muitos depoimentos positivos recebidos e a Sensedia conseguiu 63 reuniões com CIOs de diferentes empresas, aproximando-se de seus atuais e potenciais clientes.

Para aprofundar ainda mais o debate sobre os diferentes meios de comunicação, os empresários Daniel Hoe, Sr Director of Marketing Latin America da Salesforce, e João Teixeira, VP Sales & Business Development da VTEX, compuseram a Mesa Corporativa “Tecnologia para o crescimento sustentado das empresas”, mediada por José Augusto Moura, presidente executivo do Unicamp Ventures.

Entre outros assuntos, os empreendedores abordaram questões relacionadas às transformações que a atual pandemia de Covid-19 causou nas empresas e às iniciativas de fomento ao empreendedorismo promovidas pelos dois empreendimentos, além de dicas e sugestões para pessoas que estão no processo de organizar seus próprios negócios. 

A gravação do webinar está disponível na íntegra no canal da Agência de Inovação Inova Unicamp no YouTube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=_qq_bZCF8DI&t=244s

Disponibilizamos também as apresentações realizadas pelos palestrantes convidados durante o evento online: