Workshop BMC do Programa Inova Jovem abre corrida para elaboração do canvas

Texto: Juliana Ewers Fotografia: Thomaz Marostegan

O último sábado foi dia de muito trabalho para as 15 equipes selecionadas para esta etapa do Programa Inova Jovem 2016. No workshop de Business Model Canvas, 51 alunos acompanharam a capacitação ministrada pelo ex-aluno da Unicamp e empreendedor Virgílio Marques dos Santos, da empresa FM2S, e, na sequência, participaram da elaboração do plano de negócio de sua equipe acompanhados de seus respectivos mentores.

Como a primeira fase do programa parte da análise da ideia proposta pelos alunos, Virgílio começou o workshop destacando o valor da ideia. “De todas as ideias que temos ao longo do dia, 90% são esquecidas, não é verdade? Uns 8% nós chegamos até a comentar com alguém. Quando a ideia é muito boa mesmo, nós também anotamos. Mas isso deve ser uns 3%. E apenas em 1% dos casos, seguimos a diante com ela. Ou seja, apenas uma ideia não é algo tão importante assim, precisamos dar andamento”, afirmou.

IMG_2125

Nesse sentido, Virgílio destacou a importância de estruturar essa ideia ou projeto, colocando-o em um papel. “Aí surge o canvas, como uma metodologia simples que nos faz passar por vários pontos importantes”, disse. Os nove elementos do Canvas são: parceiros-chave, atividades-chave, recursos-chave, proposta de valor, relacionamento com os clientes, segmentos de clientes, canais, estrutura de custos e fontes de receita. “Com isso, transitamos entre a organização, a estratégia e a tecnologia do modelo de negócio”, afirmou.

Para os alunos, a capacitação foi uma experiência e tanto. “É ótimo poder ouvir a ideia das outras pessoas, compartilhar conhecimento e aprender muito com tudo isso”, afirmou Matheus Esteves Zanoto, da equipe Médico Fácil.

IMG_2621

Os mentores também elogiaram a interação com os jovens estudantes. “Esse tipo de evento é crucial para que possamos estimular os jovens da maneira correta a irem atrás de seus sonhos. A escolha de ser empreendedor só é possível se forem apresentadas as metodologias e trabalhadas as ideias com gente que sabe o que faz, para que os jovens saibam qual é a forma correta de botar suas ideias em ação, para que possam resolver problemas reais”, analisou Thiago Lima, da empresa Embarcados.

“O grupo com que trabalhei era formado por meninos muito inteligentes e o projeto era muito legal, com uma proposta que é totalmente inclusiva. Além de ser criado para deficientes visuais, eles pensaram em um dispositivo de baixo custo. É para deixar qualquer um orgulhoso de participar”, completou a mentora Daniele Zandoná.

Depois dessa etapa, as equipes têm até o dia 30 de outubro para elaborar e entregar o canvas à equipe do programa. O material passará por análise de uma banca externa, que selecionará os seis melhores para a final da competição.

IMG_2000

Programa Inova Jovem 2016

O Inova Jovem 2016 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio do Estado de São Paulo. Este ano, patrocinam o evento Banco do Brasil, Embraer, Griaule, IMA – Informática de Municípios Associados, MATERA Systems, 3M e Movile.