15 equipes se classificaram na 2ª fase do Desafio Unicamp 2020

Confira a lista das esquipes classificadas para a segunda fase da competição de modelagem de negócios

Por Thais Oliveira

Em sua 10ª edição, o Desafio Unicamp 2020 teve 41 equipes inscritas, sendo que 15 delas se classificaram para a segunda fase da competição de modelagem de negócios baseados em tecnologias da Unicamp.

Para serem classificadas, as equipes entregaram a primeira versão do Lean Canvas de suas startups e canvas detalhado com validação de mercado sobre o modelo de negócio para serem avaliadas por um comitê formado por empreendedores, investidores e profissionais da área de inovação.

Confira abaixo as equipes selecionadas, organizadas por ordem alfabética:

• AIKGroup
  • ARS
  • BioSelect
  • Biotimize
  • Gringa
  • Mayombe
  • NaturalThymus
  • Osteotech
  • Plasmáticos
  • Prorural
  • Renova
  • SOE
  • TrashWay
  • Vessel

Na primeira fase, as equipes participaram do Workshop Desafio Unicamp, quando tiveram seu primeiro contato com mentorias empresariais e foram apoiadas por mentores acadêmicos, os inventores das tecnologias que forneceram informações técnicas.

Agora, na segunda fase, eles darão continuidade ao desenvolvimento dos seus modelos de negócios com o acompanhamento de um mentor empresarial exclusivo para cada equipe.

Mentoria internacional no Desafio Unicamp

Nos próximos dias, as 10 equipes que melhor se classificaram na primeira fase também receberão um treinamento internacional on-line que será ministrado por Po Chi Wu, conselheiro da aceleradora Berkeley Skydeck.

O mentor internacional deste ano também é co-fundador da Futurelab Consulting, empresa focada em novas tecnologias relacionadas à blockchain, inteligência artificial, e computação quântica. Desde 2009, Wu leciona empreendedorismo como professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. A mentoria acontecerá dos dias 13 a 15 de maio e os detalhes sobre este treinamento serão encaminhados por e-mail para os participantes das 10 equipes.

Para selecionar os melhores trabalhos, o comitê de avaliação levou em conta critérios como multidisciplinaridade da equipe, uso da metodologia Lean Canvas e validação dos modelos de negócios. Os detalhes e a lista completa dos critérios de avaliação podem ser encontrados no regulamento oficial da competição.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: NeuralmindFM2SSolvay GroupClarkeModet e Baita Aceleradora.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: IncampPrefeitura de CampinasNúcleo CampinasCâmara Brasil-AlemanhaCastelo Creative SpaceVenture HubCampinas TechLiga EmpreendedoraCentro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.