2º Meetup Unicamp Ventures reúne comunidade empreendedora

Mentores e avaliadores dos eventos de 2019 da Agência de Inovação Inova Unicamp

Foto: Thais Oliveira

Texto: Marina Moura

O 2º Meetup Unicamp Ventures ocorreu ontem, dia 19 de dezembro, no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp com o intuito de reunir os diversos atores do ecossistema de empreendedorismo da Unicamp, além de homenagear aqueles que se voluntariaram neste ano como mentores e avaliadores nos programas de empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A intenção de engajar a comunidade empreendedora vinculada à Universidade se refletiu na diversa programação da edição do evento, que envolveu tanto os alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) interessados na temática empreendedora, quanto startups da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sócios das empresas-filhas da Unicamp e os mentores e avaliadores de 2019. O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel também compareceu, prestigiou o evento e falou sobre a relevância de mostrar para a sociedade a importância da Unicamp.

“2019 foi um ano de recordes: tanto o Inova Jovem quanto o Desafio Unicamp, eventos de fomento à educação empreendedora e inovação organizados pela Inova, engajaram mais do que nos anos anteriores e bateram recorde de público. Esses resultados só foram possíveis graças a nossa sólida rede de mentores que trabalham conosco para difundir o empreendedorismo e incentivar a inovação”, afirma Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do Conselho do Unicamp Ventures.

Com o intuito de inspirar os empreendedores, o Meetup contou com a palestra de Eduardo Neger, que apresentou o caso de sucesso da empresa-filha Neger Telecom, da qual ele é cofundador e diretor de engenharia. A mensagem que a história da empresa de Telecomunicações, Internet e Sistemas de Defesa Pública transmite é da importância de sempre se atentar às oportunidades e adaptar soluções que já existam para novas circunstâncias. A Neger Telecom, que nasceu em 1987 como uma pequena indústria de base familiar, cresceu e ampliou seu campo de atuação e atualmente investe desde em bloqueadores de sinal para presídios até em detectores de drones.

As startups da Incamp também marcaram presença na programação: as empresas que foram incubadas em 2019 apresentaram seus pitches e as que finalizaram o ciclo de incubação nesse ano receberam certificação de graduação. Diversos empreendedores de outras startups atualmente incubadas também compareceram ao evento e prestigiaram os colegas da Incubadora.

Sobre o impacto dos Meetups, José Augusto Moura, presidente do grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures comenta: “Os Meetups Unicamp Ventures se propõem a ser eventos descontraídos que aproximam os atuais alunos da Unicamp que sonham em empreender com a experiência das empresas-filhas da Unicamp, fomentando conexões e trocas”.

Inspirado em modelos populares no Vale do Silício, o evento foi pensado para facilitar o networking entre os participantes e, finalizando a programação, o coquetel com pizzas e cervejas artesanais oferecidas pela Lamas Corp criou um ambiente de troca de experiências entre os diversos membros da comunidade empreendedora da Unicamp presentes no 2º Meetup Unicamp Ventures.