Agência de Inovação da Unicamp faz evento em comemoração ao dia da Propriedade Intelectual

Texto: Vanessa Sensato
Foto de capa: Raquel Moutinho Barbosa, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp | Créditos: Thais Oliveira

A Agência de Inovação Inova Unicamp realiza no próximo dia 26 de abril, das 10h às 12h, o Webinar Propriedade intelectual na pós-graduação: estratégia, conceitos e ferramentas. O evento gratuito faz parte das comemorações voltadas ao Dia da Propriedade Intelectual, dentro da Agenda da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e tem foco nos alunos da pós-graduação da Unicamp, mas é aberto a interessados no tema.

Durante o webinar, a diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, Raquel Moutinho Barbosa, irá trazer um panorama sobre a gestão da PI na Unicamp, as estratégias adotadas pela Universidade, além de apresentar o programa de prospecção de teses e dissertações – com aplicação industrial e defendidas na Universidade nos últimos 6 meses – com foco em acolher estes alunos e apoiá-los no plano de proteção do resultado de sua pesquisa, da mesma forma que desenvolver potenciais estratégias para levar as tecnologias desenvolvidas ao mercado.

“Nosso objetivo é que os alunos, principalmente os da pós-graduação, tenham uma compreensão mais ampla sobre o que pode ser patenteado dentro dos resultados de sua pesquisa, bem como sobre as possibilidades de gerar novos negócios a partir destes resultados”, comentou a diretora.

O webinar também contará com a participação da analista de propriedade intelectual, Ana Carolina Gonzaga, que dará um mini curso sobre as ferramentas de busca em propriedade intelectual.  “Este conhecimento – de como usar as ferramentas de propriedade intelectual –  é muito importante, especialmente para quem está fazendo pesquisa na universidade. Nós sabemos que as bases de patente são fonte indispensável para quem está estudando e pretende ter uma produção alinhada com as fronteiras do conhecimento”, avalia Barbosa.

As inscrições para o webinar devem ser feitas pelo link: Webinar Propriedade intelectual na pós-graduação: estratégia, conceitos e ferramentas.

A participação é gratuita.