Como estímulo ao empreendedorismo, diretor da Inova ministra palestra no Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Antoninho Perri

Com a palestra “Conheça nossas iniciativas em inovação e empreendedorismo”, o Professor Newton Frateschi, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, marcou presença no primeiro dia do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Na abertura do Congresso, além de explicar as frentes de atuação da Inova Unicamp, convidou os alunos da Universidade a se envolverem com as atividades e ações de empreendedorismo, como o Desafio Unicamp e a SWXP, que está com inscrições abertas. Uma educação voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, de acordo com Frateschi, é um dos pilares da Universidade.

“A missão da Unicamp é a formação de recursos humanos de qualidade, sem deixar de lado o foco em inovação, para que – uma vez no mercado – eles possam resolver os desafios em empresas e na indústria, de uma maneira criativa e dinâmica”, aponta. Ele também lembrou que mesmo a partir dos trabalhos de Iniciação Científica já é possível se pensar em resultados inovadores, com ganho social e econômico. “Alguns trabalhos podem ser a base para pedidos de patentes ou para a criação de novas empresas”, contextualiza.

Outro ponto focal da palestra de Frateschi foi a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a Incamp. Ele explicou que a Incubadora é um espaço dedicado para que os alunos e empreendedores tirem suas ideias do papel e possam, de fato, estabelecer modelos de negócios consistentes. Na ocasião, o diretor-executivo mencionou o case da empresa Griaule. Graduada na Incamp, a startup atua no desenvolvimento de sistemas para cadastro biométrico e firmou contrato no valor de US$75 bilhões com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Ele comentou ainda sobre a força das empresas-filhas da Unicamp, que, de acordo com último levantamento, foram responsáveis pela geração de quase 29 mil empregos, sendo 60% deles na região de Campinas. Frateschi aproveitou para convidar os presentes para conferirem de perto os números do levantamento dos dados de 2017, que será divulgado durante o InovaCampinas, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior e que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

Além da palestra, a Agência de Inovação está presente no Congresso de Iniciação Científica da Unicamp com um estande, onde interessados em inovação e empreendedorismo podem tirar suas dúvidas e conhecer mais a fundo as ações da Inova. Ainda, um comitê formado por colaboradores da Agência, professores e empreendedores ligados às empresas-filhas está avaliando os projetos submetidos ao Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. Nesta edição, além dos projetos nas áreas de Biológicas, Exatas e Tecnológicas, a novidade é o reconhecimento de trabalhos voltados à cultura do empreendedorismo e da inovação, inseridos na área de Humanas.