Conheça as seis equipes finalistas do Inova Jovem 2020

As equipes finalistas apresentarão seus pitches no dia 23/10 em busca do primeiro lugar na competição

Texto por Thais Oliveira | Foto por Pedro Amatuzzi (feita antes da pandemia)

A 7ª edição do Inova Jovem, a maior competição de empreendedorismo voltada ao ensino médio do país, se aproxima do fim. Durante um mês e meio, alunos de ensino médio regular e técnico receberam capacitações em empreendedorismo e inovação com o objetivo de desenvolverem modelos de negócio com impacto social. Os participantes aprenderam conceitos sobre inovação, metodologia Business Model Canvas (BMC), a formular apresentações de pitch e como fazer sessões de mentorias.

Após as capacitações, as equipes entregaram seus modelos de negócios em forma de canvas e das 136 inscritas, seis foram selecionadas para concorrerem à final, que acontecerá no dia 23/10, às 15h. Interessados em assisti-la, podem fazer a inscrição gratuita aqui.

Confira a lista, em ordem alfabética, de quais equipes e suas respectivas instituições se classificaram para a final:

• Chocoranjá

Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA

Cidade: Campinas – SP

Integrantes: Ana Paula Ramos, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Alimentos

Isabella Feltrin, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Alimentos

Milena Sassahara, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Alimentos

Nathalia Cury, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Alimentos

Vinicius Barbosa – aluno do ensino médio integrado ao Técnico em Alimentos

• Conecta IEMA

Instituição: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Unidade Plena Dr. João Bacelar Portela

Cidade: São Luís – MA

Integrantes: Anny Caroline Silva Saldanha, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Edificações

Brenda Sousa da Luz, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Eletromecânica

Pedro Cauã Penha Martins, aluno do ensino médio integrado ao Técnico em Eletrotécnica

João Vitor Costa Vieira, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Eletromecânica

• EcologyCamp

Instituição: Etec Rodrigues de Abreu

Cidade: Bauru – SP

Integrantes: Ana Beatriz Basilio Vallim, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Administração

Caroline Freitas Zambonato, aluna do ensino médio regular

Claudia Viccário Amantini, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Administração

Isabelli Meireles Alves, aluna do ensino médio integrado ao Técnico em Administração

• Farmaon

Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA

Cidade: Campinas – SP

Integrantes: Carolina Moraes Quitério, aluna do ensino médio integrado ao curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas

Vitor Hugo Risso da Silva, ensino médio integrado ao curso Técnico de Mecatrônica

Mishelle Sousa Silva, aluna do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

• Medusa

Instituição: Colégio Poliedro

Integrantes: Estela Salvi Curi, aluna do ensino médio regular

Luiza Lima Marques, aluna do ensino médio regular

Maria Beatriz Souza Neves, aluna do ensino médio regular

• Uncrime

Instituição: Colégio Técnico de Limeira – COTIL

Cidade: Limeira – SP

Integrantes: Eduardo Correia, aluno do Ensino médio integrado ao Técnico de Informática

Gianni Labella, aluno do Ensino médio integrado ao Técnico de Informática

Bruno Corrêa, aluno do Ensino médio integrado ao Técnico de Informática

As equipes selecionadas apresentarão seus pitches para convencer os avaliadores e o público do valor de seus modelos de negócios, e assim competirão nas categorias Avaliação da Banca e Voto Popular. Na primeira categoria a equipe ganha o prêmio de R$1.000,00 por integrante mais certificados e na segunda, certificados com menção honrosa.

Após terem assistido ao treinamento de pitch geral, nesta fase final as finalistas receberão um treinamento de pitch individual por equipe com Juliana Ewers, UX Writer do C6 Bank. A organização entrará em contato direto com os grupos para repassar horários e demais informações.

Sobre o Inova Jovem

O programa Inova Jovem é uma competição criada pela Agência de Inovação da Unicamp em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para jovens do ensino médio. A competição, que já capacitou mais de 2100 alunos até 2019, recebeu neste ano a inscrição de 519 alunos divididos em 136 equipes de 59 escolas espalhadas por nove estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Patrocinadores do Inova Jovem 2020FM2SMatera, Poliedro Educação

Apoiadores do Inova Jovem 2020: Campinas Tech, C6 Bank, Expo Ensino, Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, 2.5 Ventures

Saiba mais em: https://www.inova.unicamp.br/inovajovem/