Conheça os finalistas ao Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação

Vencedores serão reconhecidos em cerimônia que acontecerá em dezembro

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Thais Oliveira

Buscando homenagear professores e alunos da Unicamp por seus projetos inovadores de Iniciação Científica, a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza mais uma edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. Dos 75 projetos submetidos ao Prêmio pelo site do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 12 deles são finalistas. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia que será realizada em 14 de dezembro, junto a outros prêmios institucionais da Universidade, como o Prêmio Zeferino Vaz, o Reconhecimento Docente e o PIBIC.

Além de contemplar um projeto vencedor nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Biológicas, a grande novidade é que, neste ano, também serão reconhecidos projetos de Humanas. “Valorizar as pesquisas na área de Humanas é fundamental. Hoje, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras depende do conhecimento em Ciências Humanas. Exemplo disto é a área de Inteligência Artificial que necessita muito dos conhecimentos em Humanas”, defende o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Os projetos finalistas foram avaliados, durante o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Além do comitê interno, formado por colaboradores do setor de Propriedade Intelectual e de Empreendedorismo da Inova Unicamp, a iniciativa contou com o suporte para avaliação de empreendedores e profissionais com ampla experiência de mercado, uma vez que o foco é reconhecer projetos de alto impacto para a sociedade.

“Uma parte dos alunos já tem se empenhado em realizar pesquisas de mercado, antes mesmo de dar início ao projeto. Isso é relevante porque mostra que eles estão preocupados em fazer busca de patentes, visando desenvolver algo realmente novo e que converse com as demandas do mercado”, pontua Rangel Arthur, professor da Faculdade de Tecnologia (FT) e assessor da diretoria da Inova. Arthur foi um dos avaliadores dos projetos finalistas.

Participaram também da avaliação dos projetos expostos no Congresso: Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp; Rafael Marangoni, analista de Empreendedorismo; Eduardo Aledo, sócio-fundador da Rubian Extratos; Renato Garcia, professor do Instituto de Economia da Unicamp; e Raquel Barbosa, bióloga e gerente da Rede Inova São Paulo.

Confira a lista de projetos finalistas, nas respectivas áreas:

Biológicas

Projeto: Nova Perspectiva Terapêutica para o Câncer de Bexiga Não-Músculo Invasivo Baseada na Imunoterapia Intravesical com OncoTherad: Análises Toxicológicas e de Efetividade Antitumoral

Aluno: Melissa Sena da Silva

Orientador: Wagner José Fávaro

Curso: Ciências Biológicas

Projeto: Nova Perspectiva Terapêutica Para O Câncer De Bexiga Não-Músculo Invasivo: Uso Do Carreador Lipídico Nanoestruturado à Base De Lipídeos Vegetais

Aluno: Luiz Affonso B. de O. Ferreira

Orientador: Wagner José Fávaro

Curso: Medicina

Projeto: Solubility study of drugs and development of dissolution of dissolution tables assay

Aluno: Giulia Paschalis

Orientador: Paulo Cesar Pires Rosa

Curso: Farmácia

Projeto: Desenvolvimento De Uma Técnica Imunoenzimática (Elisa) simples E rápida Para A Pesquisa De Anticorpos Igg Anti-Dna Nativo No Lúpus Eritematoso Sistêmico

Aluno: Bruna Andressa Brajeiro

Orientador: Claudio Lucio Rossi

Curso: Medicina

Exatas e Tecnológicas

Projeto: Aprimoramento e desenvolvimento de ferramentas de hardware e software para o Mapa Tátil Sonoro (MTS).

Aluno: Camila Prata Almeida

Docente: JOAO VILHETE VIEGAS D ABREU

Curso: Engenharia Elétrica

Projeto: Do lixo ao tesouro: Uma história de biodegradação e produtos naturais