CPqD é o novo parceiro tecnológico do Desafio Unicamp 2019

Foto de torre doi CPqD com logo do centro

Por Kátia Kishi

Uma das novidades da edição deste ano do Desafio Unicamp, competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é a parceria tecnológica firmada com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que disponibilizou três tecnologias para serem modeladas para negócios pelas equipes que estão competindo.

A colaboração com o CPqD faz parte de um trabalho de fortalecimento do ecossistema empreendedor entre as instituições de pesquisa da região de Campinas, conforme esclarece o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi: “A inclusão de tecnologias de institutos científicos e tecnológicos parceiros, como o CPqD, no portfólio de patentes do Desafio Unicamp é benéfico porque nos unimos para consolidar o ecossistema empreendedor da região com a experiência positiva da competição, que há anos vem colhendo bons frutos no apoio à formação de novas empresas de base tecnológica. Entre nossos cases de sucesso temos, por exemplo, a empresa Rubian Extratos, que nasceu da competição e transferiu a tecnologia da Unicamp em produto para o mercado”.

A mesma visão é compartilhada por Paulo Curado, diretor de inovação do CPqD, ao explicar que a cooperação entre o centro e a competição reflete um dos pilares que o CPqD busca solidificar para a construção do futuro na região: “Dentro da Inovação Aberta, entre outras ações, buscamos a chegada de nossas tecnologias ao mercado através de empreendedores que transformem as tecnologias em aplicações com modelos de negócio inovadores. Para isso, a estratégia adotada pelo CPqD foi trabalhar com uma grande parceira que já tem uma vasta experiência no tema: a Inova Unicamp, através da associação ao Desafio Unicamp “.

Segundo a organização do Desafio, pode-se dizer que a participação das tecnologias do CPqD na competição foi bem recebida pelos competidores, já que cada uma das tecnologias foi escolhida por três equipes, que é o número máximo de times por tecnologia.

O período para as equipes se inscreverem do Desafio se encerrou, porém, os interessados em empreendedorismo podem participar individualmente do Workshop Desafio Unicamp para entrar em contato com as ferramentas empreendedoras, como Lean Canvas. As inscrições estão abertas até o dia 14/05 no site oficial da competição. Vale ressaltar que ao se inscrever individualmente, a pessoa está participando apenas do Workshop e não da competição.

Quais tecnologias do CPqD estão participando do Desafio Unicamp?

• Identidade Digital e Autossoberana de Pessoas e Coisas: Trata-se de um gerenciador de identidades e dados de humanos, coisas e organizações. O diferencial é que a identidade autossoberana de uma pessoa, coisa ou organização é portátil, confiável e dura a vida toda, sem depender de nenhuma autoridade centralizadora. Os inventores são: Fernando Cezar Heredia Marino, Emilio Tissato Nakamura e Sérgio Luís Ribeiro.
  • Assistente virtual: Trata-se de uma plataforma para construção de chatbots inteligentes e interfaces naturais para gerar a melhor experiência em todos os canais de atendimento, seja texto ou voz. A vantagem de adoção deste tipo de tecnologia está na otimização do uso do atendimento humano, através do uso da interação automática, personalização na interação com os usuários e praticidade na criação de diálogos. O inventor é Eduardo Yamamoto Baldin.
  • Dojot: A Dojot nasceu com o objetivo de desenvolver e demonstrar tecnologias para as cidades inteligentes. Inicialmente com foco nos pilares de segurança pública, mobilidade urbana e saúde, mas, atualmente, já é utilizada em diversos outros casos. Inventores: Giovanni Curiel dos Santos e Rafael Augusto Scaraficci.

Sobre o CPqD

Com mais de 40 anos, o CPqD é uma organização privada de referência tecnológica no país e com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, integrando o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Mais informações em: www.cpqd.com.br

Sobre o Desafio Unicamp 2019

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp e que nesta edição também conta com três tecnologias do CPqD. A iniciativa anual que já capacitou mais de 2,3 mil pessoas é organizada pela Inova Unicamp e está em sua nova edição.

Os patrocinadores da 9º edição do Desafio Unicamp são: Baita, Clarke, Modet &Co, CPqD, FM2S Consultoria, Kasznar Leonardos, Luiza Labs e Novartis.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2019 são: Campinas Tech, CIESP Campinas, Founder Institute, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas e Venture Hub.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2019 em: www.inova.unicamp.br/desafio