Desafio Unicamp é reconhecido como melhor prática inovadora do país

Texto por Thais Oliveira, foto: divulgação

O Desafio Unicamp, principal programa de difusão da cultura empreendedora da Universidade, foi reconhecido como a  melhor prática inovadora no país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras de 2019. A premiação ocorreu em Sessão Solene na Câmara dos Deputados na última terça-feira, 22, em Brasília.

O programa, que rodou sua nona edição em 2019, é uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp e tem como principais resultados a criação e oito startups de base tecnológica e de uma rede de mais de 120 mentores interessados em auxiliar a universidade em suas atividades inovadoras, além a capacitação de mais de 2,5 mil pessoas. O diretor-executivo da Inova, professor Newton Frateschi, representou a Unicamp na solenidade e comentou sobre o valor do Desafio Unicamp para a Universidade.

“O Desafio é um programa que tem o DNA da Unicamp. Por meio do Desafio, nós divulgamos nosso portfólio de patentes e incentivamos a criação de empresas não só entre os alunos, mas também em toda a comunidade. É um programa de alcance nacional e que tem como ponto positivo a disseminação da educação empreendedora dentro da Universidade”, comemorou Frateschi.

Além do destaque em Boas Práticas de Inovação, a Unicamp também teve um resultado positivo no Ranking de  Universidades Empreendedoras. Neste ano, a universidade subiu uma posição em relação ao ano de 2018, ficando em 2º lugar. O Ranking é preparado durante 9 meses pela Brasil Júnior com a participação de 15.000 estudantes universitários e 123 Universidades das 27 unidades federativas. O 1º lugar ficou com a USP (Universidade de São Paulo).

O Desafio Unicamp se trata de uma competição de modelagem de negócios em que os participantes devem transformar tecnologias da Unicamp em startups. Para isso, durante o programa são ministradas capacitações em empreendedorismo, inovação, metodologia Canvas, treinamento de pitch e mentorias acadêmicas e empresariais. Saiba mais em: www.inova.unicamp.br/desafio

Sobre o Ranking

O Ranking de Universidades Empreendedoras é uma iniciativa da Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, sendo realizada já há 15 anos. Realizado a cada dois anos, o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país a partir de critérios de avaliação como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. O levantamento se propõe a compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. “Queremos que o poder público e toda a população se apropriem dos resultados e insights desse ranking para impulsionar o surgimento de um País mais empreendedor”, declara Lucas Martins, Coordenador Geral do Ranking.