Desejos do consumidor e novidades das montadoras ditam as tendências do mercado automobilístico brasileiro

O Instituto Axxus realizou pesquisa com 5000 pessoas em todo o Brasil e mapeou as tendências de compra de carros novos para 2019

Texto: Marina Moura

Foto: Pedro Amatuzzi

O mercado automobilístico brasileiro tem passado por grandes mudanças nos últimos anos e os consumidores, ao trocarem de carro, têm migrado de categoria com mais frequência. As montadoras colocam centenas de opções no mercado, o que estimula o desejo do consumidor de experimentar novos modelos, categorias e cores a cada nova troca. Para os fabricantes, o desafio é prever as tendências de compras dos consumidores e adequar a produção à sua preferência.

Percebendo essas mudanças, o Instituto Axxus, startup incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) focada em pesquisas de mercado, consultou 5.000 pessoas de todo o Brasil que planejam comprar um veículo zero quilômetro até o final de 2019. A pesquisa foi realizada por 86 entrevistadores, que são alunos de mestrado ou doutorado de universidades renomadas, experientes em pesquisas qualitativas e que estão espalhados por todo o país, a partir de um questionário e do recurso da gravação de áudio.

Os resultados do estudo apontam que 26% dos entrevistados no momento da pesquisa possuía um hatch pequeno, 17% um carro básico, 13% um SUV, 10% um sedã pequeno, 8% uma pick up grande, 7% uma pick up pequena, 6,7% um sedã médio, 4% um sedã compacto, 0,8% um hatch médio e 0,5% um sedã grande, além de 7% dos entrevistados que não possuíam nenhum carro.

Os veículos da categoria SUV foram citados como os mais desejados: 22,4% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar um carro dessa categoria no ano de 2019. A SUV não é a categoria escolhida por aqueles que desejam comprar um carro tendo como principal motivo somente suprir a necessidade de transporte.

Segundo Rodnei Domingues, sócio-fundador do Instituto Axxus, aquele que planeja comprar um SUV evidentemente possui poder aquisitivo e busca um veículo que, além de ser um meio de locomoção, também contribua com a imagem que ele deseja transmitir como indivíduo. Logo, a motivação da compra tem aspectos relacionados a status, imagem e poder.

Além disso, os resultados demonstram que os consumidores desejam inovar: 71% acreditam que terão um veículo híbrido ou elétrico nos próximos 4 anos e 42% declararam que seu próximo veículo terá uma nova cor que não siga os padrões tradicionais (preto, branco, cinza, prata, vermelho).

“É uma via de mão dupla: Tanto a indústria desperta no consumidor o desejo de algo que ele não havia pensado, quanto o consumidor faz com que a indústria tente acompanhar as suas vontades”, analisa Domingues. Ele lembra que a indústria automobilística, alguns anos atrás, tomou a iniciativa de tentar despertar a atração do consumidor por determinadas cores mais chamativas, como por exemplo azul e verde, mas esses não foram produtos que tiveram plena aceitação. “Por outro lado, o consumidor se demonstra um pouco cansado de ter um carro preto, branco ou prata e, então, começa a optar por carros de cores diferenciadas, como por exemplo o marrom. Percebe-se uma tendência do consumidor a aderir novas cores além de novos estilos, como carros com duas tonalidades diferentes”, completa Domingues.

A amostragem utilizada para a pesquisa segue as proporções do mercado automobilístico brasileiro. Assim, foram entrevistados 2620 homens e 2380 mulheres, seguindo a proporção dos consumidores de carros no país e levando em conta não somente quem efetiva a compra, mas também quem contribui na escolha do modelo, categoria e cor. Além disso, 54% dos entrevistados é do Sudeste, uma vez que esse é o percentual das compras de automóvel no Brasil acontecem nessa região.

Domingues pontua que que a pesquisa não teve como objetivo afirmar se a indústria automobilística venderá mais ou menos automóveis em 2019 do que nos anos anteriores, mas sim saber para onde caminha a preferência dos consumidores para que os fabricantes possam se adequar e, desse modo, alcançar as expectativas do mercado consumidor. Outras informações sobre esta pesquisa estão disponíveis aqui.

Sobre o Instituto Axxus

A startup está localizada no Campus da Universidade Estadual de Campinas, na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), e realiza vários tipos de pesquisa e estudos aplicados à administração e negócios, em todo o território nacional.

Uma das ferramentas para coleta e análise de dados utilizada pela empresa, conforme explica Domingues, se dá a partir da gravação de áudio feita com a autorização prévia do entrevistado. Assim, é possível analisar as respostas e verificar na entonação, na forma como ele responde, um grau de convencimento em relação a resposta dada. “Este recurso torna o resultado da pesquisa ainda mais confiável”, confirma o empreendedor.

A startup foi responsável por realizar pesquisas e estudos, recentemente, para os seguintes clientes, de vários segmentos da indústria: Febrafar, Ifepec, Hypera, DSOP, Pharma Link, Sandoz, Farmarcas e Abradilan.

Para mais informações sobre o trabalho realizada pelo Instituto, acesse: https://axxus.institute/