Diretor-executivo da Inova Unicamp é o novo coordenador de inovação do CRUESP

O diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, assumiu na última segunda-feira (1 º de abril) a coordenação geral do Grupo de Trabalho de Inovação do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP).

O Grupo de Trabalho de Inovação tem o objetivo de compartilhar estratégias bem-sucedidas entre os seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), além de possibilitar parcerias e uma maior interação em pautas comuns.

O novo coordenador geral explicou que para o mandato, cuja duração é de um ano, o foco do GT de Inovação será o alinhamento de esforços dos NITs para melhorar a governança e seguir nas missões de promoção do desenvolvimento econômico sustentável com base no conhecimento produzido pelas Universidades.

“O Grupo de Trabalho de Inovação busca alinhar suas experiências e ações de forma que os NITs possam servir às suas missões. Um dos principais pontos que vamos tratar é a adaptação desses núcleos para definir as melhores práticas perante às adequações do Marco Legal, a fim de haver um sincronismo com todos os órgãos que fiscalizam esses NITs”, apresentou Frateschi.

Integram o Grupo de Trabalho de Inovação o diretor-executivo da Agência USP de Inovação (AUSPIN), Antônio Marques, e o diretor-executivo da Agência Unesp de Inovação (AUIN), Wagner Valenti.

Participam do CRUESP os reitores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade de São Paulo (São Paulo). Também no dia 1º de abril, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, assumiu o cargo de presidente do CRUESP.

Entre as metas do CRUESP estão: promover o fortalecimento das Universidades e aumentar o relacionamento entre elas com a intenção de assessorar o governador em temas ligadas ao ensino superior, como análise e proposição de projetos e soluções.