Em Webinar, Inova Unicamp e ClarkeModet discutem importância da Propriedade Intelectual no processo de inovação

Evento ocorreu no dia 30 de abril, no mês em que se comemora o dia mundial da Propriedade Intelectual

Por Thais Oliveira

O mês de abril é marcado pelo dia mundial da Propriedade Intelectual, e para comemorá-lo a Inova Unicamp e a ClarkeModet, multinacional especialista na área, realizaram no dia 30 o Webinar: Propriedade Intelectual na Unicamp. A atividade teve o objetivo de discutir o papel da propriedade intelectual como ferramenta da promoção de inovação e empreendedorismo.

O Webinar contou com a presença de Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova; Raquel Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova e Douglas Oliveira, consultor técnico na ClarkeModet. A atividade teve a participação de 245 pessoas, 43 interações feitas e até presença internacional, com espectadores de Portugal, Chile e França. Para quem não conseguiu acompanhar a atividade ao vivo, confira o vídeo na íntegra neste link.

No webinar, os palestrantes discutiram sobre o papel que a Propriedade Intelectual (PI) representa no processo de inovação. De acordo com Frateschi, a propriedade intelectual não é o fim e sim o meio para a viabilização da inovação e promoção do impacto socioeconômico.

“Quanto mais conseguirmos levar essas tecnologias à sociedade, fazendo convênios de Pesquisa e Desenvolvimento entre universidade-empresa, licenciamentos e incentivando a criação de empresas com base tecnológica, maior será o retorno que daremos à Unicamp em royalties e à sociedade em geral por gerarmos novos produtos, serviços e postos de trabalho”, comentou o diretor-executivo.

Explicando o case da Unicamp, a diretora de propriedade intelectual comentou mudanças recentes feitas na área. Em 2019, a Inova começou a realizar uma gestão estratégica do portfólio de patentes da Unicamp, com a criação de uma nova metodologia para análise de patentes.  “Com essa nova metodologia, teremos um portfólio mais robusto porque será possível identificar, desde o início, não somente a patenteabilidade de uma tecnologia, mas também quais  possuem perfil para serem a base de um novo modelo de negócio”, explicou Barbosa. A mudança ocorreu em sinergia com a Política de Inovação da Unicamp, aprovada em 2019 e que prevê a regulamentação das atividades de empreendedorismo e inovação na Universidade.

Para facilitar o processo de depósito de patentes e identificar o caminho delas, Oliveira comentou a importância de  inventores e redatores de patentes estabelecerem uma comunicação clara. Como consultor técnico, ele explicou que o inventor deve comunicar o máximo de características e detalhes da tecnologia e o redator deve conseguir extrai-las da melhor forma. No Webinar, Oliveira apresentou 10 dicas para escrever sobre a invenção para um redator de patentes, voltadas a pessoas que estejam ou não desenvolvendo soluções para covid-19, como também apresentou os requisitos de patenteabilidade para o depósito de uma patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O Webinar: Propriedade Intelectual na Unicamp foi a primeira atividade da Inova Unicamp com o objetivo de discutir assuntos no campo de atuação. O próximo webinar organizado pela Inova acontecerá no dia 28 e tratará da relação universidade-empresa na área de Alimentos. Inscrições e demais informações serão divulgadas em breve.