Empresa-filha CI&T e Unicamp lançam laboratório para pesquisar Inteligência Artificial

O objetivo do laboratório é estudar a compreensão das máquinas sobre diálogos humanos desenvolvendo novas tecnologias que aprimorem qualidade e a assertividade em operações como consumer care, vendas e cobrança.

Como parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa-filha da Unicamp CI&T, o novo laboratório chamado de Cognitive LAB (C-LAB) nasce em conjunto com o Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC Unicamp) e clientes da CI&T. O programa tem por objetivo analisar de forma rápida e automaticamente, grandes volumes de conversas (voz e texto) de consumidores/clientes. Visa-se desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento à clientes (call centers/customer care), vendas, cobrança, entre outros.

Na era de foco no consumidor, a capacidade das máquinas entenderem diálogos em linguagem natural, criando compreensões e recomendações assertivas, gera um conjunto de vantagens competitivas diferenciadas para as empresas. Isso inclui velocidade de resposta, precisão e compreensão imediata de reclamações e comentários dos usuários. Adicionalmente, potencializa entendimento de oportunidades de mercado e permiti que as empresas atuem de forma muito mais rápida, certeira e eficiente com seus públicos.

O Cognitive LAB explorará trabalhos do estado da arte na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas e originais de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural. Objetiva-se aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua portuguesa.

“Estamos muito felizes em anunciar o nascimento do C-LAB junto com o Instituto de Computação da Unicamp. Acredito muito na cooperação entre Universidades e Empresas como forma de alavancar benefícios para a sociedade, acelerando ciclos de aprendizado e inovação. Em particular, é uma honra trabalhar com o IC, de onde nasceu a própria CI&T, há 26 anos”, celebra ex-aluno da Unicamp César Gon, fundador e CEO da CI&T.

Do IC Unicamp participará um time de pesquisa, com professores, bolsistas de mestrado e  doutorando, além de pesquisadores em estágio de pós-doutoral. A equipe estará dedicada a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa, conforme explica o docente coordenador do projeto,  Julio Cesar dos Reis:

“Desafios atuais da sociedade e da Computação exigem parcerias público privadas para avançarmos pesquisas e soluções que fazem sentidos às partes interessadas. Este projeto com a CI&T é um ótimo exemplo nessa direção. Estamos motivados com os potenciais benefícios na formação dos alunos e nos resultados científicos e tecnológicos inovadores que podem ser gerados no projeto”, complementa o professor.

Empresa-filhas e a colaboração com a Unicamp:

A CI&T é uma das empresas-filhas da Unicamp que mantém relações estreitas com a Universidade. Para saber mais sobre a relação empresas-filhas e a Unicamp, participe do Encontro Anual Unicamp Ventures, que acontecerá no próximo dia  21 de outubro.

Este é o principal evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. No evento, serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação da Unicamp, assim como casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A  participação no encontro virtual é aberta e gratuita a todos os interessados.

Mais informações e inscrições aqui!

ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova, Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Agência Sabiá, Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, Matera, Movile, Neger Telecom e Via Consulting

APOIO: Anjos do Brasil, Campinas Tech, Castelo Creative Space, FEA Angels, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, UniAngels e Venture Hub