Notícias

Equipe WeCode, formada por integrantes de 5 escolas diferentes, é a vencedora do Inova Jovem 2021

Texto: Caroline Roxo

Na última sexta-feira, 22, aconteceu a final do Inova Jovem 2021, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova). Com o título de maior competição de empreendedorismo para jovens do ensino médio e técnico do país, a final do programa reuniu 220 pessoas online simultaneamente para assistirem a revelação do grande vencedor, que consagrou o time WeCode. A equipe é formada por integrantes de cinco escolas diferentes nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O projeto vencedor do Inova Jovem 2021 foca em uma solução para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). O time é formado por Kauã Victor Dias dos Santos, Kayky de Brito dos Santos, Leonardo Matheus Piller Damas, Pedro Fernandes de Oliveira e Luísa Manoela Romão Salles, a quem coube apresentar o pitch da equipe WeCode durante o evento online da final e defender o modelo de negócio desenvolvido pelo grupo.

De acordo com dados apresentados pela equipe WeCode, o país apresenta mais vagas em TI do que profissionais formados por ano. Para tentar suprir a demanda desse mercado em expansão, estimular os estudantes a seguirem na profissão e aproximar suas relações de trabalho,  a ideia do time foi criar Clubes para promover oportunidades, aprendizados e networking entre estudantes e profissionais da área. Cada membro da equipe vencedora receberá o prêmio de mil reais mais certificado de vencedor.

A 8ª Edição do Inova Jovem repetiu o formato online do ano passado e recebeu 360 participantes inscritos em 88 equipes. Destas, 13 times eram de estados de fora de São Paulo. Para o diretor associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, o programa se dissipa para além da região de Campinas e permite que muitos jovens tenham o primeiro contato com o empreendedorismo:

“A Inova promove a iniciativa e oferece as ferramentas, dando aos jovens a oportunidade de inserir o empreendedorismo e a inovação em suas vidas antes mesmo de entrarem na graduação. É inacreditável a quantidade de jovens capazes de gerar um modelo de negócio que vemos na competição. Além disso, o programa reúne estudantes de todo o Brasil, a exemplo do nosso time campeão, com alunos de São Paulo e Minas Gerais”, pontua Lopes.

Os seis times finalistas fizeram as apresentações dos pitches de seus modelos de negócio para avaliação da banca e, numa segunda categoria, participaram do voto popular. As apresentações podem ser conferidas na íntegra pelo canal do youtube da Inova Unicamp aqui.

A banca examinadora da edição do Inova Jovem 2021 foi composta por: Alexandra Rodrigues, gerente de inovação no Agi; Daniel Ivasse, gerente de desenvolvimento na Matera; Iago Righi, representante das Empresas Juniores (EJs); e Roseane Ramos, sócia-diretora da Agência Sabiá e Conselheira do Unicamp Ventures.

Categoria: Voto Popular

Além da votação da banca, também foi premiada, na categoria Voto Popular, a equipe TechPeriods, formada pelas alunas Isabela Müller Martins Rocha, Marina dos Santos Redondo Gonçalves, Natalia Bonachela Mansano e Thaline Eduarda Betoni de Carvalho, todas do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán”, de Bauru-SP.

O modelo de negócio do time TechPeriods, em alinhamento com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de Saúde e Bem-Estar, propõe um aplicativo informativo para mulheres. Neste aplicativo, também será captado recursos para a compra e a doação de absorventes íntimos, pensando em minimizar a problemática da pobreza menstrual, que atinge cerca de 4 em cada 10 mulheres, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Johnson & Johnson Consumer Health. As alunas receberão certificados como vencedoras na categoria.

Sobre o Inova Jovem

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas sete edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.

Patrocinadores 2021: Agibank, Matera, Colégio Poliedro e Via Consulting

Apoiadores 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, ComVest e Vestibular Unicamp 2022