Faturamento de empresas-filhas da Unicamp dobra e chega a 16 bilhões de reais

Mulher branca cabelos castanhos, veste blusa rosa e saia cinza e posa para foto em frente a um letreiro escrito INOVA

A geração direta de empregos também aumentou 17% em relação ao ano passado. Dados foram publicados pela Agência de Inovação da Unicamp.

Texto: Kátia Kishi | Fotos: Pedro Amatuzzi

As empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) chegaram a 16 bilhões de reais de faturamento anual, o dobro do alcançado em 2020. Os dados são da Agência de Inovação Inova Unicamp, que acaba de publicar o Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2021. O levantamento anual é realizado pela Inova a fim de acompanhar o impacto da Unicamp na fundação de empresas-filhas, como são conhecidos os empreendimentos cujos sócios fundadores têm ou tiveram vínculo com a Universidade.

Esse resultado corresponde ao faturamento anual de 1019 empresas-filhas ativas até setembro de 2021. A maioria desses empreendimentos são micro e pequenas empresas, conforme explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, mas o aumento do faturamento entre 2020 e 2021 pode ser atribuído ao crescimento das médias e grandes empresas, bem como das “unicórnios”, como são chamados os negócios avaliados em mais de 1 bilhão de dólares. “Não divulgamos os valores individuais entre as empresas-filhas, mas, este ano, a atualização dos dados e o crescimento das grandes e médias empresas – especialmente as de tecnologia – levou a um impulso no faturamento anual, que dobrou em relação a 2020, passando de 8 bilhões para 16 bilhões de reais”, informou a docente.

Ao analisar apenas o recorte das 93 novas empresas-filhas cadastradas desde o último levantamento, observa-se que elas foram responsáveis conjuntamente pela fatia de R$ 1,3 bilhão desse aumento no faturamento e por 23% (1.305) de novos empregos criados. A geração total de novos empregos cresceu 17% em relação ao ano anterior, indo de 33.315 empregos diretos, em 2020, para 38.963, em 2021.

A maioria das empresas-filhas da Unicamp (94,4%) está localizada na região Sudeste, sendo que 90,6% estão no Estado de São Paulo. Mais da metade têm sede na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde estão 53,4% de todas as empresas-filhas. Frattini ressalta que uma parcela significativa se encontra ao redor da Unicamp, demonstrando o papel da Universidade no fomento de um ecossistema inovador e empreendedor na RMC.

“Para nós, é gratificante comprovar em números a percepção que temos do impacto positivo das empresas-filhas da Unicamp, fundadas em sua maioria por ex-alunos, demonstrando um ambiente de ensino de qualidade promovido por anos pela Unicamp”, comemora Frattini.

59% das empresas-filhas foram fundadas nos últimos 10 anos

A diretora-executiva da Inova Unicamp também destaca que é notável o resultado de ações de fomento ao empreendedorismo da Universidade, especialmente de base tecnológica, para a geração de empresas-filhas. “O estímulo ao empreendedorismo na Unicamp é presente na base curricular de diversos cursos, ou seja, dentro das salas de aulas, mas também em iniciativas dos próprios alunos, como as Empresas Juniores e a Liga Empreendedora, e nos programas organizados pela Inova, como a competição Desafio Unicamp, que completou 11 anos e já foi reconhecida como melhor prática inovadora do país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras de 2019”, comenta.

O número de empresas-filhas fundadas aumentou 145% entre 2010 e 2020, com destaque para 2018, quando foi atingido o recorde de 90 empresas abertas em um único ano. O gráfico de ano de fundação das empresas-filhas da Unicamp aponta ainda o surgimento de nove novas empresas ligadas à Unicamp só no primeiro semestre de 2021.

O gráfico ano a ano mostra uma subida de fundação de empresas-filhas com pico em 2018 e depois diminui

Área de atuação e origem dos sócios

Há uma diversidade de setores de atuação das empresas-filhas, indo das empresas na área da saúde e alimentos, até aquelas ligadas à Economia Criativa. Mas, seguindo a demanda global dos últimos anos por soluções digitais e transformação digital, as unidades da Unicamp que mais formam alunos empreendedores continuam sendo, como em 2020, a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Computação (IC) e a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Nesse mesmo direcionamento da origem dos sócios, observa-se Tecnologia da Informação como a área de atuação mais recorrentemente declarada entre as empresas-filhas ativas, conforme mostram os gráficos:O gráfico mostra as áreas de atuação, sendo que Tecnologia da Informação é a principal área de atuação, reunindo 258 empresas-filhas. Em segundo lugar está Consultoria e em terceiro Engenharia.

O gráfico em barras mostra a origem dos sócios fundadores das empresas-filhas, sendo sua maioria (17,7%) da FEEC. Em segundo lugar está o IC com 12,7% e em terceiro a FEM com 10,6%

Confira o Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2021 completo

Esses e outros dados como investimento, como tamanho das empresas e relacionamento ou colaboração entre as empresas-filhas e a Unicamp, podem ser acessados no Relatório de Empresas-filhas, disponível para download em formato ebook em: inova.unicamp.br/relatorios-de-empresas-filhas-da-unicamp/

Para se aprofundar sobre os dados ou conhecer melhor os casos de sucesso de algumas das empresas-filhas da Unicamp, participe do 16º Encontro Anual Unicamp Ventures, que será realizado via Zoom na próxima quinta-feira, 21/10, a partir das 16h30.

As inscrições são gratuitas. Confira a programação completa e se inscreva em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/7616329260900/WN_NgkP47FBQa2QQEvDQaASVA