Finep apresenta programas de empreendedorismo em palestra na Unicamp

Por Marina Moura.

A Finep – empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação – realizou ontem, 10 de março, uma palestra na Unicamp para apresentar seus programas de incentivo ao empreendedorismo.

Com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, o evento aconteceu durante a tarde no Prédio do Vértice – localizado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp – e reuniu empreendedores, startups incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e estudantes universitários da Unicamp e de outras Universidades.

Luís Felipe Maciel e Andrea Bentes Leal, representantes da Finep que participaram do evento, apresentaram ao público os programas Finep Startup e Mulheres Inovadoras, além de anunciarem um novo projeto que foi recentemente aprovado, o Espaço Finep: um espaço físico localizado no Rio de Janeiro que oferecerá hospedagem, infraestrutura e apoio a startups.

O programa Finep Startup, que atualmente está em sua quinta rodada, tem como objetivo impulsionar empresas de base tecnológica que estejam em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção. O edital prevê investimentos de R$ 30 milhões para 25 startups e está aberto para inscrições até dia 15 de março.

O Mulheres Inovadoras, programa nacional de aceleração para startups lideradas por mulheres, terá a sua primeira edição em 2020. É a primeira vez que a Finep faz um edital especialmente voltado para o empreendedorismo feminino e as inscrições estão abertas até 16 de março.

“No Brasil, as mulheres ainda têm muito menos participação nas startups em relação aos homens. O programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa para reconhecer o valor do empreendedorismo feminino e uma tentativa de mudar esse cenário”, afirma Andrea Bentes Leal.